Tapada do Mouco
Texto de Emilia Reis
Fotos em 6 de Julho de 2014
Restaurado o Viveiro Florestal da Tapada do Mouco
Foi restaurado o Viveiro Florestal da Tapada do Mouco, situado junto à zona ocidental do Parque da Pena, que permitirá a reprodução de plantas tendo em vista a reflorestação do Parque da Pena e de outras propriedades florestais e jardins sob gestão da Parques de Sintra, que têm vindo a ser afetados por temporais.
O projeto de recuperação incluiu a reparação dos muros em alvenaria de pedra e junta seca, de modo a restabelecer o sistema de terraços que caracteriza a organização do viveiro, num total de 14 talhões. A circulação e articulação entre estes terraços estabelece-se através de caminhos em saibro estabilizado, também reparados. O projeto incluiu ainda a reabilitação dos caminhos de acesso ao viveiro.
Pretendeu-se recuperar o espaço, cuja estrutura foi desenhada no final do século XIX, tendo em conta a sua função original: a produção de plantas florestais. A recuperação da função original de reprodução de plantas servirá essencialmente para replantação, como resposta aos efeitos dos fenómenos climáticos extremos que têm vindo a ocorrer e que provocaram a queda de milhares de árvores nos últimos 3 anos.
O viveiro em causa desenvolve-se paralelamente a uma linha de água natural, tirando partido de uma situação de proteção em relação aos ventos dominantes do quadrante orte, mas também de exposição solar adequada à produção de plantas. A disponibilidade de água para rega é garantida através de um grande reservatório existente a montante do sistema de terraços.
A Carta do Parque da Pena de 1918 (cartografia histórica) serviu de base para este projeto.
Texto da PSMLVoltámos lá recentemente e o Chalet da Tapada do Mouco,continua ainda por recuperar.
Foto em 29/10/2016
Comentários
Bom fi, de semana.Bj!
Obrigada