O Chalet de Alfredo Keil na Praia das Maçãs

(Foto de Pedro Macieira)


À saida da Praia das Maçãs no sentido das Azenhas do mar, encontra ao seu lado direito, uma pequena capela e um pequeno Chalet, chamado Vila Guida. “A vila Guida , depois da casa do sacerdote António Matias del Campo e da casa e taberna de Manuel Prego é considerada a terceira edificação mais antiga da Praia das Maçãs”, segundo artigo da autoria de Teresa M.Alves.
A sua construção começou no ano de 1889, tendo terminado em 1891.Nessa data deu-se início à construção de uma pequena capela, a capela de nossa senhora da Praia, na qual a primeira missa foi dedicada à memória de Johan Christian Keil, pai de Alfredo Keil.A casa de Alfredo Keil está ainda hoje muito bem conservada, assim como a pequena ermida , mesmo ao lado da estrada que liga a Praia das Maçãs às Azenhas do Mar. onde ainda hoje se celebram manifestações religiosas .

Comentários

Lua disse…
Que engraçado... a Vivenda Guida pertencia a umas amigas minhas, não sei se ainda é delas... mas agora foi reconstruída e pintada... finalmente! Ficou muito bonita!
pedro macieira disse…
Obrigado, pelo seu comentário, e de facto a Vila Guida é um exemplo positivo de preservação de património , que afinal pertence a todos.
Azenhas disse…
Pedro, onde fica a taberna de Manuel Prego?
pedro macieira disse…
Neste momento estou eu próprio a recolher dados , para a localizar, e fazer se possivel a sua divulgação, como sequuência do post sobre a Villa Guida.
Cumprimentos,
Pedro Macieira
Anónimo disse…
Pelo que sei, pois sou vizinha da "Villa Guida", a moradia continua a pertencer à família, tendo sido recuperada por um filho do anterior proprietário.

Ana Domingos
baraodalapa disse…
O meu pai, que nasceu prematuramente em agosto de 1929 na praia das maçãs, onde os meus avós estavam a passar férias, foi baptizado na ermida da villa guida. Tenho muitas fotos desse baptizado,a decorar na nossa casa na praia, na rua de S. Miguel.

Mensagens populares deste blogue

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar

Frutas da Região - Pêra " Lambe-os-dedos" II

Os cedros também se abatem na Serra de Sintra