CARTA ABERTA DE MARIA JOÃO PIRES

Porque hoje é domingo, acabado de digerir as imagens de mais um massacre no Líbano, perpetrado pelas forças israelitas em nome da civilização ocidental, vejo-me sem grande ânimo para escrever o que quer que seja. Mesmo assim e como é necessário continuar os nossos caminhos.............publico hoje uma carta aberta de Maria João Pires, cuja ida para o Brasil criou mesmo na blogoesfera alguns comentários que parece que precisam de ser actualizados. E não terá Sintra e Belgais alguma coisa em comum?

Senhores jornalistas portugueses, Belgais não fechou nem vai fechar.
O côro de Belgais faz anualmente grandes progressos graças à colaboração preciosa da sua directora Helena Antunes, à equipa de Belgais e a todo o meu apoio. Tem concertos programados para o estranjeiro, como por exemplo um festival em Montreal no Canadá em Junho de 2008 entre outros.
A escola da Mata em plena expansão e desenvolvimento graças à directora Carma Martins e com todo o meu apoioA nossa experiência pedagógica continua e o Ministério da Educação tem colaborado de uma forma positiva como sempre o fez.Ainda há poucas semanas atrás a equipa de Belgais juntamente comigo e o Secretário de Estado da Educação teve uma reunião muito construtiva sobre projectos futuros.

Junto comigo, César Viana tem trabalhado incansavelmente para manter uma programação de concertos e cursos com poucos recursos e muita qualidade.
Em Belgais a erva cresceu porque a equipa está de férias.
Eu trabalho em Belgais regularmente e não tenciono nunca abandonar aquilo que eu próprio criei.
Não temos patrocinadores privados, nem provavelmente algum dia teremos, num país como Portugal que se comporta sem algum interesse pelas gerações futuras nem por projectos que incentivem valores morais, solidariedade, educação,respeito pelo ambiente, amizade e camaradagem. Ao inverso preocupa-se com sensacionalismo, mentira, intriga, conflito e consumismo.
Comprei uma casa na Bahia onde tenho “descansado de Portugal” porque aqui ao contrário daí me é permitido descansar.
Gostaria de vos comunicar que posso trabalhar e colaborar no projecto Belgais sem gostar de Portugal.
Obrigada por não omitirem palavras nem manipularem este texto.

Maria João Pires
Pianista

Comentários

Anónimo disse…
Tentar plantar rosas num deserto é sempre um grande desafio, mesmo para os melhores agrónomos. Nem sempre funciona, principalmente quando se valoriza mais o deserto do que as rosas. Isto em sentido figurativo, pois claro.
pedro macieira disse…
Portugal, e nós vivemos por cá, portanto sabemos do que falamos...é um terreno dificil para iniciativas de qualquer espécie, e se a subsidiodepêndencia do orçamento de estado não existir ou seja abaixo da expectativas as coisas começam a falhar.Pois pelos vistos as entidades privadas cá do burgo , ocupadas a fazer OPAS uns aos outros, para cada vez se tornarem maiores, e serem mais "competitivas" esquecem-se do País
que exploram......
Anónimo disse…
Como dizia o Brecht-e creio já ter lido aqui também-"do rio que tudo arrasta dizem ser violento,mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem".Para chegar a bom porto há sempre turbulência,mas nada se compara ao momento de chegar.Toda a krisis tem a sua catarse.Façamos por chegar a porto seguro."Cristo morreu,Marx também,e eu não me sinto lá muito bem"...Pensamentos positivos,porque felizmente há luar...
alcofa disse…
Maria João Pires teve um sonho que conseguiu realizar em parte com a ajuda do estado português. O projecto não levou o rumo que ela desejava porque não conseguiu mais subsídios do Estado.Desiludida decidiu partir para o Brasil, mas antes, deu uma entrevista na rádio (Antena 2) a dizer que fugia da tortura. Como pianista de excepção, artista consagrada e pessoa que já viajou pelo Mundo, Maria João Pires sabe muito bem que Portugal é um país pobre, mas que mesmo assim deu um determinado contributo para o seu sonho. As pessoas que têm um dom e que são excepcionais deviam dar outro exemplo. Ela não gosta de Portugal, está no direito dela de partir, mas não era preciso queixar-se, repudiar o país,que afinal até contribuiu com dinheiro que ela nunca justificou.
Maria João Pires é uma excepcional pianista (disso ninguém duvida) mas isso não a torna automaticamente uma boa gestora financeira de um projecto que envolveu milhares de euros. Quantas pessoas neste país realizam obras meritórias sem receber um tostão do Estado? Então se entrarmos pela demagogia: Quantas escolas daquela região do interior podiam funcionar com melhores condições com o dinheiro que foi dado a Belgais? E associações recreativas e desportivas? Já nos bastava um prémio Nobel "exilado" numa ilha espanhola que só vem a Portugal para dizer mal de nós, agora também temos uma pianista "torturada".
Anónimo disse…
Não se espere que particulares, as entidades privadas, ponham o seu dinheiro neste tipo de projectos. Perder dinheiro? Ninguém gosta. Para isso está cá o Estado.
pedro macieira disse…
Caro Fernando Morais Gomes, também Brecht com algum equilibrio de análise escreveu:

"Nem o próprio dilúvio
Foi eterno
Um dia as negras
Aguas partiram.Mas como,
É verdade, houve poucos
Sobreviventes."
Anónimo disse…
Terminaria dizendo como Abraham lincoln:"nunca devemos mudar de cavalo no meio do rio".A dificuldade em levar coisas a bom termo reside em meter todo o empenho na Ideia e muito pouco na sua conservação.
pedro macieira disse…
Sem parafrasear desta vez, concordo absolutamente com Lincoln, "que mudar de cavalo" no meio do rio não é boa idéia,e que se deve prosseguir o nosso objectivo e, lutar até o conseguir, mesmo com obstáculos pelo meio, mas não esqueço que um pessimista é optimista bem informado....
Um abraço
pedro macieira disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Ditados populares:
1. Quem dá o que tem, a mais não é obrigado.
2. A cavalo dado, não se olha ao dente.
3. Quem não tem dinheiro, não tem vícios.
4. Quem não está bem, muda-se.

Desejo boa viajem e, também, que volte sempre.
Anónimo disse…
Chère Joao

je me sers de cette voie pour essayer de te joindre.Peut-être pourras-tu lire ce message. Comme mes connaissances en portugais ne sont pas au plus haut, j'ai lutté depuis plusieurs jours pour essayer de comprendre ce que tu as vécu et ce qui a motivé ta décision de quitter Belgais.


Grosses bises et bon courage

Sylvie

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar