Pêras Lambe-os-dedos e Pêssegos Rosa de Colares
Desde Abril de 2012, temos acompanhado o desenvolvimento das pequenas pêras, denominadas “ Lambe-os-dedos", talvez na única pereira desta qualidade, ainda existente na região de Colares.
O culminar desta pequena aventura, aconteceu agora com as pêras a atingirem o momento de “deixarem” a àrvore– mas por motivos que o homem não controla, as condições climatéricas deste ano, e uma certa mosca, atacou algumas pêras, fazendo-as cair da árvore antes de tempo.
.
Em meados de Agosto, está prometido uma enxertia desta antiga pereira sobrevivente, para que a extinção desta espécie, recordada com saudade pelas gentes de Colares, não aconteça .
Hoje encontrámos também os primeiros Pêssegos Rosa, deste Agosto, uma fruta da região muito apreciada, e que também temos referenciado em Agostos anteriores.
Comentários
Agradeço e seu comentário.Como escrevi , está prometido uma enxertia da pereira sobrevivente, para evitar que desapareçam para sempre estas famosas pêras - mas não poderei garantir agora se será possivel conseguir os ramitos que me pede.
Peço-lhe que me envie o seu e-mail/contacto, para quando houver informação do enxerto, poder contactá-lo se houver possibilidade de satisfazer o seu pedido.
Cumprimentos
Gostaria de saber se pode disponibilizar garfos de pêssego Rosa de Colares e da Pereira Lambe-os-dedos. Se estiver interessado partilho com agrado garfos de Mãça Repinau, uma maçã tradicional de Sintra que infelizmente ainda não encontrei referencias literárias, mas tenho conhecimento que é antiga, e está na Colecção do INIAV (pág. 15) http://www.iniav.pt/fotos/editor2/eventos/apresentacao_22_10_2014_rui_sousa.pdf
Está na altura das enxertias, eu sou da Terrugem, será que podemos combinar?
Deixo o meu e-mail: catia.mpereira@gmail.com
Aguardo o seu contacto.
Cátia Pereira
PS- por favor não coloque o comentário visível.
gostaria de aumentar o pomar de minha casa com pereiras, mas de origem portuguesa. Sei que por norma é preciso haver polinização cruzada para que as pereiras produzam, mas não encontro qualquer tabela ou informação relativa às pêras portuguesas, apenas às estrangeiras. Será que me pode ajudar?
Cumprimentos.