São Schlumberger



Foto Vanity Fair/Eric Boman

 São Schlumberger aliás Maria da Conceição Diniz, filha de António Baptista Diniz, conhecido em Proença-a-Nova, pelo Tio Flores, e de uma alemã. Esta mulher foi casada com um dos homens mais ricos do mundo o multimilionário Pierre Schlumberger - e provavelmente a portuguesa mais bem relacionada e gastadora do mundo.

"Não há nada mais aborrecido do que ver uma mulher com meios para comprar tudo o que quiser a usar sempre as mesmas joias."-afirmava  numa entrevista à revista W, São Schlumberger.

 Nasceu no Porto a 15 de Outubro de 1929 e viveu em Proença-a-Nova, onde frequentou a escola primária local.
Estudou em Portugal e nos Estados Unidos e de regresso a Portugal trabalhou como psicóloga numa instituição de recuperação de menores.
Em 1961 numa viagem de estudo com uma bolsa da Fundação Gulbenkian, aos Estados Unidos, conheceu o multimilionário Pierre Schlumberger, viúvo, com quem se casou e a partir dessa altura passou a viver entre Paris e Houston nos Estados Unidos onde era a sede da petrolífera Schumberger. Deste casamento nasceram dois filhos - Paul  Albert e Victoire.



Os Schumberger  passavam as férias  de Verão  em Colares, na sua Quinta do Vinagre,  comprada nos anos 60, aos  herdeiros de D.Francisco de Melo Breyner,  5º Conde de Mafra,  onde em 1968 deram uma enorme   festa, que foi amplamente noticiada pela imprensa, pois estiveram presentes  grandes nomes  do”Jet-Set” Mundial e da alta sociedade nacional.

 Em Colares, os  Schumberger,  ao longo do tempo, contribuem com importantes  donativos para os Bombeiros Voluntários de Colares, tanto para ajuda da construção do actual quartel dos Bombeiros (1964), como   Agosto de 1975, com a oferta de  uma ambulância Peugeot 504.




 Na Quinta do Vinagre, que  continua a pertencer à familia Schlumberger, Maria da Conceição   instalou nos  jardins obras de Henry Moore e Pimenta  Beverly.

 A sua vida esteve muito ligada ao mundo da alta sociedade parisiense e mundial. Foi uma mecenas das artes, foi pintada por dois grandes pintores do séc.XX  Salvador Dali e Andy Warhol. Teve uma vida cheia, mas também muito atribulada, e nem sempre feliz e relações familiares  complicadas, sofrendo muito com a morte prematura do filho. Faleceu em 15 de Agosto 2007.

Foto1-São Schlumberger vestida de Chanel posou para o famoso fotógrafo Eric Boman (Vanity Fair)
Foto2- Pintura de Salvador Dali de São Schlumberger
Foto3 legenda:"Colocação do 1º tijolo pelo Menino Paul Albert Schlumberger"-cerimónia do início da construção do quartel (actual) dos Bombeiros de Colares.
Fontes:
Vanity Fair
Jornal Expresso
"Cem anos a Fazer o Bem" ABV de Colares1890-1990 de António Caruna (foto) e inf. sobre o BVColares
Pinhal Digital

Comentários

Caínhas disse…
Vidas que em pessoas "normais" davam um conto de fadas, mas lidar com muito dinheiro, é preciso ter muita preparação.
O incêndio que foi alvo o palácio, na altura causou muita consternação, diziam ter-se perdido património de valor incalculável.
pedro macieira disse…
Caínhas,
De facto as "vidas" conhecidas das figuras "públicas", nem sempre refletem a realidade - neste caso a forma de viver e as possibilidades económicas facilitaram de certeza o percurso "acima da média" da Maria da Conceição Schlumberger, mas isso não impediu de passar por situações que lhe criaram bastante infelicidade -esse o ponto comum com as pessoas com vida "normal".
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva