Eléctrico azul da Sintra-Atlântico
O eléctrico nº7,com as cores da "Sintra-Atlântico", perto do desvio para o depósito na Ribeira de Sintra em 1959-Foto da colecção Valdemar Alves
A Companhia Sintra -Atlântico (1914-1975)
"A 15 de Agosto de 1914, o novo dono dos eléctricos tomou posse de todos os bens e respectivas concessões da extinta Cintra ao Oceano."
"Os seus principais objectivos, continuavam a ser a exploração da linha de carros eléctricos entre Sintra e a Praia das Maçãs. Por outro lado, o fornecimento de iluminação eléctrica, tanto pública, como particular, no Concelho de Sintra continuava a ser uma missão importante da nova companhia."
*textos retirados de Eléctricos de Sintra de Júlio Cardoso e Valdemar Alves.
A Companhia Sintra -Atlântico (1914-1975)
"A 15 de Agosto de 1914, o novo dono dos eléctricos tomou posse de todos os bens e respectivas concessões da extinta Cintra ao Oceano."
"Os seus principais objectivos, continuavam a ser a exploração da linha de carros eléctricos entre Sintra e a Praia das Maçãs. Por outro lado, o fornecimento de iluminação eléctrica, tanto pública, como particular, no Concelho de Sintra continuava a ser uma missão importante da nova companhia."
*textos retirados de Eléctricos de Sintra de Júlio Cardoso e Valdemar Alves.
Comentários
Ajudei muitas vezes o meu pai a fazer cortinas em lona, para este eléctrico, e outros como este. Para os fechados, os estofos eram em pele sintética, e as cortinas também. O meu pai é que assegurava todo o trabalho de estofador da Sintra Atlântico, tanto dos autocarros como dos eléctricos, quando havia revisões totais, e era tudo de novo, o trabalho da oficina do meu pai era feito de dia e parte da noite, com serões até de madrugada, e ganhava-se uma micharia.
Neste comentário, propositadamente não acedi ao novo acordo ortográfico, simplesmente porque sim, apeteceu-me!
abraços