A Nova Sintra de Cabo Verde

Nova Sintra, foto encontrada aqui
Nova Sintra é uma vila no sul da ilha Brava do arquipélago de Cabo Verde, e um município geminado com Sintra, desde 5 de Maio de 1995.

A ilha Brava é uma das ilhas mais pequenas habitadas(1873 habitantes) do arquipélago caboverdiano ,mas uma das mais verdejantes.

Nova Sintra, nome que foi dado pelo Dr. José da Vera Cruz, pai adoptivo de Eugénio Tavares, uma das figuras mais respeitadas da vida cultural de Cabo Verde, à antiga povoação da ilha Brava, pelas suas semelhanças com Sintra,culturalmente e também pela sua história.

Nova Sintra e Sintra também ligadas pela Fundação Eugénio Tavares , cuja sede quando da sua instalação ficou em Sintra, na Quinta Verde.

Eugénio Tavares foi uma figura cimeira da vida cultural, política e social de Cabo Verde entre 1890 e 1930. Durante essas 3 décadas, ele dominou em todas as áreas a cultura do seu povo tendo sido o seu maior interprete até aos nosso dias. A sua vastíssima obra vai da poesia à música, da retórica à ficção, passando pelos ensaios.

Fajã da água, foto encontrada aqui

Comentários

greentea disse…
Nova Sintra não sabia que havia em Cabo Verde mas há uma Quinta Nova Sintra , a seguir à Várzea, a caminho de Magoito, onde se faz Turismo de Habitação

Interessante a noticia
pedro macieira disse…
Penso que a Quinta Nova Sintra, é a mesma que denominada Quinta Verde é/foi a sede da Fundação Eugénio Tavares a que se refere o post.E esta ligação de cabo Verde a Sintra também é bastante interessante.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar