Doçaria da Região II

Nozes02072015Fina3blog.jpg
Nozes Douradas do Mucifal

Tem a região de Sintra, várias especialidades regionais de doçaria muito afamadas – as queijadas de Sintra e os travesseiros serão sem dúvida das mais conhecidas, especialmente as queijadas com uma referência nos Maias, de  Eça de Queirós.

Nos primeiros anos da publicação deste blog – fizemos uma larga recolha de histórias dos actuais e antigos fabricantes de queijadas de Sintra.( Ver aqui). E também sobre as queijadas de Canela. Fizemos uma referência  no blog, aos famosos travesseiros da Piriquita, e às Pérolas de Colares - faltava-nos  publicar um apontamento sobre uma especialidade muito apreciada, as famosas  Nozes Douradas, ou Nozes Douradas de Galamares.
.
Em Galamares a pastelaria que as fabricava encerrou há muito tempo, mas podemos encontrá-las em Sintra e também no Mucifal, numa pastelaria de referência, onde todas as semanas são fabricadas como as que a foto que publicamos neste post.

Sobre as Queijadas de Sintra:
http://riodasmacas.blogspot.pt/search?q=Queijadas
Travesseiros
http://riodasmacas.blogspot.pt/2007/08/fbrica-de-queijadas-da-piriquita.html
Pérolas de Colares
http://riodasmacas.blogspot.pt/2013/12/docaria-da-regiao.html

Comentários

Graça Sampaio disse…
As da Piriquita são bem boas!! Tanto «rebuçado esmigalhado» que nós comíamos por dez tostões dos restos do rebuçado das nozes douradas nos idos de 50/60.... Tantas saudades!

Beijinho, Pedro.
pedro macieira disse…
Viva Graça,
Que história tão interessante sobre o "rebuçado esmigalhado" - quando quiser enviar para o blog, mais uma vez, algumas memórias de Sintra desse tempo tem sempre espaço reservado.
Abraço e bom fim de semana.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva