Queijadas de Sintra - 3ª Parte

Fábrica de «Queijadas do Gregório» 1ªParte
O fundador desta marca de queijadas foi Gregório Casimiro Ribeiro falecido em 22 de Janeiro de 1947, e também fundador e director do semanário “O Regional”
O local onde se fabrica ainda hoje as queijadas, com o policia sinaleiro e indicação de "Paragem das Queijadas" para chamar a atenção dos clientes. Fotografia publicada no "Jornal de Sintra" em 16-11-1936(foto cedida por Valdemar Alves)

Jornal "O Regional" nº53 de 24 de Setembro de 1922, fundado e dirigido por Gregório Casimiro Ribeiro , com a sua fotografia na 1ª página.

Gregório Casimiro Ribeiro , iniciou-se como fabricante por volta de 1890 .Em 1911, associou-se a José Ambrósio, enteado de Josefa Neves da família “Sapa”,para fabricar as queijadas em Ranholas que eram vendidas no “Café Pérola de Sintra”, de João Cunha que segundo José Alfredo Azevedo; o mesmo local onde mais tarde foi a sede do Hockey Club de Sintra.
Em 1916 , depois de dissolvida uma sociedade que entretanto tinha feito com José Ambrósio, estabeleceu-se por conta própria no Largo de Regedor em S.Pedro, denominando as queijadas que fabricava com a marca «Fábrica de Queijadas Recordação de Sintra».

Factura de 1924 (imagem cedida por Valdemar Alves)


Anúncio das queijadas "Recordação de Sintra" publicado no "Jornal de Sintra "em 1938





Anúncio publicitário , de 1938 das queijadas "Recordação de Sintra" com a imagem do sinaleiro que na época era a imagem de marca das queijadas. e (imagem cedida por Valdemar Alves)


Continua em próximo post

Post relacionados:
-Queijadas de Sintra -Queijadas da Sapa 1ª parte
-Queijadas de Sintra -Queijadas da Sapa 2ª parte
Agradecimento a Valdemar Alves pela cedência de imagens

Fontes consultados:-Obras de José Alfredo da Costa Azevedo
-"Queijadas de Sintra" de Raquel Moreira
- "Jornal de Sintra"

*Nota: Reedição de post publicado a 1 de Abril de 2007

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva