Chalet da Condessa d'Edla 2009

Foto do Chalet, publicada na Revista "Brasil Portugal" de 1 de Setembro de 1900

O” Jornal da Região” de 10 de Fevereiro, relata que a previsão para recuperação do interior do Chalet da Condessa d’Edla no Parque da Pena, terá início em 2010, longe do que estava previsto no plano de obras de recuperação, que apontava para que as obras estariam terminadas em Julho de 2009.

Esperando que estes prazos não se dilatem no tempo, e que pelo menos a afirmação ao ”Jornal da Região” do presidente da PSML de que nesta época estival será possivel abrir o Chalet, para que “as pessoas vejam a obra a andar” tenha correspondência com a realidade.


Jornal da Região de 10 de Fevereiro de 2009

Comentários

Anónimo disse…
"...D Fernando e a Condessa d'Edla construiram um jardim de inspiração paisagista em torno de um chalet - o chamado Chalet da Condessa - muito ao encontro do gosto do séc XIX pelas espécies exóticas e pela horticultura, incluindo também uma feteira. A diversidade de exemplares notáveis ornamentais atinge aqui o expoente máximo do Parque."

(Parque da Pena: O significado de uma Proposta de Intervenção" pela Professora Teresa Andresen). Proposta de intervenção(1995-1996) que foi realizada por uma equipa da Universidade de Aveiro, dirigida por esta Arquitecta Paisagista, para o Instituto de Conservação da Natureza, depois de um exaustivo levantamento e diagnóstico, efectuados no terreno.

É com alguma apreensão que leio as intenções da PSML em construir, dentro do Parque da Pena, e na zona do Chalet da Condessa:

"um novo jardim com uma concepção moderna", "...numa área de três hectares...", "...será uma excepcional forma de atrair visitantes.".

emília reis
Rui Silva disse…
Pedro

Partilho a apreensão da Emília, e parece-me que todo este folclore em torno do Chalet tem como fim entreter os mais distraídos relativamente a uma coisa muito simples: a PSML está hoje a cumprir todas as funções menos aquelas que, na letra dos seus estatutos, presidiram à criação da Sociedade.

Nada me move contra a instituição. Menos ainda contra as pessoas que a dirigem, que não conheço.

Tudo me move contra a forma como desde o seu início a empresa vem "gerindo" (melhor seria dizer EXPLORANDO) o património à sua guarda.

"um novo jardim com uma concepção moderna"?

Fico seriamente preocupado...
Anónimo disse…
Um concurso de ideias para a construção de

"um novo jardim com uma concepção moderna",

dentro de um Jardim Histórico, que foi concebido como Um Todo - O PARQUE DA PENA?

Nem o Dr. Serra Lopes lá chegou ...
Ana G.
Anónimo disse…
Será que terei lido bem?

Um jardim com uma concepção moderna na envolvente do meu Chalet, no Parque da Pena?

Por favor, com urgência porque me sinto muito mal, tragam-me o frasco dos meus sais.

Elise Hensler - Condessa d'Edla
pedro macieira disse…
Sem nunca ter sido discutido qual o destino que terá o espaço do Chalet da Condessa após a sua recuperação, avança agora a PSML com esta novidade:
"Um jardim com uma concepção moderna na envolvente, do Chalet, numa área de três hectares..."
Depois do que aconteceu a um tanque de seteais, transformado em casa de máquinas.Com um espelho de água imitar que está cheio. Que mais novidades nos esperam?
Anónimo disse…
Já sei que morri, mas que não morra a minha obra.
Não destruam a verdadeira História.
OBRIGADO...
D. Fernando II
Anónimo disse…
«Palavras do próprio D. Fernando, inscritas no seu testamento: "...Peço à minha muito querida esposa que conserve, por minha memória o meu sistema de disposição geral de plantações que até agora tem seguido e dirigido com tanta inteligência e bom gosto sendo este sistema o único possível n'estes sítios para lhe conservar aquele carácter sui generis que todos reconheceram..."»
CARNEIRO, José Manuel Martins - O Imaginário Romântico da Pena, Chaves Ferreira, Lisboa, 2009

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar