Quinta da Fonte

Foto maps.lives.com

Vulgarmente conhecida por Convento ou Colégio das Irmãs Doroteias, a Quinta da Fonte surge ao viajante à entrada da localidade do Linhó, junto à estrada que liga Sintra a Cascais. Embora a construção do actual edifício, datada de 1956, seja relativamente recente, este encontra-se ligado à casa do Barão do Linhó, uma antiga habitação do século XVIII.
(...)
Em 1937 a Condessa de Cuba , D.Maria Francisca Borges de Medeiros de Sousa Dias de Câmara, mulher de D.Alexandre Henriques Pereira de Faria Saldanha de Vasconcelos de Lencastre, primeiro e único Conde Cuba, recebe do seu irmão, Barão do Linhó, a Quinta da Fonte, que incluia uma pequena casa com características tipicamente portuguesas.
Fica com a condição no legado que aqui fosse perpectuada a Festa de Nossa Senhora da Conceição a qual é ainda tradicionalmente celebrada no Linhó no último domingo do mês de Agosto.

Foi precisamente, a partir dessa casa que nasceu o colégio das Irmãs Doroteias, após grandes obras realizadas em 1952 pelas Irmãs, segundo projecto do arquitecto Vasco de Morais Palmeiro mais conhecido por Vasco Regaleira.
De um texto de Teresa Marques Alves, publicado no "Jornal da Região -Sintra" em 28/02/2001

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva