Apontamentos sobre o carro eléctrico da Praia das Maçãs

Legenda:Vista geral das Installações (Ribeira de Sintra)

Publicado na "Illustração Portugueza" em 4 de Abril de 1904
Legenda: Material nas installações da Ribeira

As experiencias officiais da tracção electrica de Cintra ao Oceano, em 27 de Março (1904) Pelas duas horas entre alas de povo, ligeiros e garridos os primeiros carros partiram. Largou primeiro o 14, dirigido pelo engenheiro Wan-den-Walles. Deslisando vertiginosamente pelas linhas, ao sol, saudado pela multidão, o carro atravessou as ruas, passou entre os campos verdes e em 24 minutos chegou a percorrer 8 kilometros.
Pouco depois outros carros partiram, com o engenheiros Benjamim Costa e Simão de Martel.
Durante o percurso os vehiculos eram acclamados, ouvindo-se palmas e vivas, e, n’aquelle banho de luz, os vidros reluziam, os metaes scintillavam, os carros galgavam a distancia, assegurando um novo e bem importante melhoramento á villa de Cintra. Á volta o vehiculo veiu vagarosamente, entrou no Largo D.Amélia, onde havia uma enorme agglomeração que mais uma vez a saudou, mostrando assim o contentamento da população da villa por este progresso digno de todo o louvor.
Os carros já funccionam para publico com uma tabella de preços modicos.
Legenda: Chegada de um carro à Ribeira – passagem do carro em Galamares- partida do 1º carro em Cintra – a casa das Caldeiras
Legenda : Chegada do carro a Collares

Nota.Ortografia e acentuação conforme texto original

Comentários

Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva