13 a 20 de Agosto Voltamos hoje a publicar um excerto do texto do Dr. Fernando Castelo-Branco, " Vestígio do culto de Diana em Portugal" - já publicado aqui, no blogue , por nos parecer oportuno para uma melhor interpretação das fotos, do dia da Festa de S.Mamede de Janas. "(...) Uma das mais curiosas dessas festividades e que melhor evidencia a sobrevivência do culto da deusa é a de S. Mamede de Janas. Trata-se duma romaria que se realiza na ermida de S. Mamede, na povoação de Janas, a cerca de 3,5 k. ao norte de Colares, nos dias 15 e 16 de Agosto de cada ano. Os lavradores da região, e mesmo das zonas mais afastadas, como por exemplo de Torres Vedras, aparecem aí nesses dias, acompanhados do seu gado – bois, burros e cavalos – e até de animais domésticos. Chegam em geral pela manhã, dão três voltas à igreja no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio e vão depois descansar. Antigamente entravam mesmo dentro da igreja com o gado. À tarde fazem o pagamento das p
Comentários
Sou amigo de uma pessoa que fazia na altura baby sitting em casa dos Boss e foi através desse conhecimento que conseguimos a suite ao preço de quarto-duplo, antes mesmo da inauguração oficial.
Andei lá dentro quando o edifício era uma ruína e tive o privilégio de o ver recuperado (uma das coisas que Thiago Braddell faz realmente bem) e de lá passar a minha primeira noite de casado.
É um edifício que faz parte do património da minha vida.
Um abraço.
A história do Lawrence's Hotel é muito interessante, embora já tivesse vários donos no seu longo percurso, quando olhamos para ele faz-nos regressar à passagem do Lord Byron por Sintra, ou mesmo relembrar "Os Maias". Não há em Sintra outro hotel curriculo tão rico.
Um abraço