EFEMÉRIDE SINTRENSE

Chateau de Cintra/Celestine Bretaz

"Município de Sintra fundado há 953 anos. A 9 de Janeiro 1154, D. Afonso Henriques funda o Município de Sintra, dando carta de foral aos trinta povoadores, "tanto da classe mais elevada como da inferior", que então habitavam o Castelo de Sintra. Hoje, 9 de Janeiro de 2007, assinalam-se 953 anos da sua fundação." -No Jornal digital "Alvor de Sintra.


-Transcrição de texto do Abade A.D. de Castro e Sousa –1838-"Descripção do Palácio Real na Villa de Cintra,que ali teem "

De Cynthia tomou Cintra celebrada
O nome, que em rochedos é famosa.
Gabriel Pereira de Castro

“El-rei D.Affonso, o VI, de Castella, a conquistou aos Mouros pelos annos de 1093; tornou-se a perder, e a restaurou o Conde D.Henrique de Borgonha, pelos annos de 1109; e no de 1147 a reedificou de novo El Rei D. Affonso Henriques seu filho.Foi cabeça de Condado, no tempo do effeminado D. Fernando I; que deu o titulo a D.Henrique Manoel de Vilhena, o qual no acto de acclamação da Infanta D.Beatriz (depois da morte d’ElRei seu Pai, no anno de 1383, que não foi reconhecida Rainha pelos Portuguezes) levou a bandeira Real, porque era tio d’ElRei defunto, por parte da Rainha mãi.”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar