Pela reabertura dos jardins de Seteais ao público


“Rio da Maçãs”, associando-se ao movimento cívico que pretende que os jardins de Seteais voltem a estar acessíveis ao público - espaço que desde 9 de Agosto de 1800, em reunião da Câmara de Sintra já o exigia, e que até aos nossos dias tinha sido respeitado.

Com esse objectivo, iremos convocar um encontro com a imprensa e associações culturais e cívicas de Sintra, e amantes da cultura em geral, no dia 18 de Junho de 2008 pelas 18.30h nos jardins da Quinta da Regaleira, em Sintra, onde um grupo de cidadãos empenhados na defesa do património sintrense fará o ponto da situação do movimento pela reabertura dos portões e serão dadas explicações sobre o assunto.
Excerto do texto de apoio à iniciativa pública
“É sabido que o Hotel foi para obras por cerca de 1 ano. Contudo, e dentro dum critério de segurança e não perturbação, afigura-se poder ser criado um percurso que sem colidir com as obras não tire aos muitos visitantes de Sintra o panorama ímpar da vista quer para o palácio quer para a várzea, num dos enquadramentos mais conhecidos e mais belos de Sintra. Algo que se afigura que o IGESPAR e a Câmara Municipal podem supervisionar e acertar com o Grupo Espírito Santo, concessionário do Hotel.

Temos tido conhecimento do desagrado pela situação, pelos muitos mails que nos têm sido enviados, alguns de escolas secundárias que vieram de propósito para visitas desde o interior. O Grupo Espírito Santo, que inclui a rede de hotéis Tivoli, é apenas concessionário do palácio. Urge repor a legalidade. Muitos sintrenses lutaram durante dois séculos para que permaneça franco o acesso. As obras em curso, com as devidas medidas de segurança, são perfeitamente compatíveis com a continuidade das visitas.

Existe um passado histórico deste local que José Alfredo da Costa Azevedo nas Velharias de Sintra tão bem recorda que devemos exigir seja respeitado. Escreve ele que, já em acta de reunião de câmara de 9 de Agosto de 1800 pode ler-se: "Povo de Cintra não consentais que se feixe o campo de Senteais".”
Ler texto integral de apoio à iniciativa pública desta semana na Quinta da Regaleira-aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva