Sobre o Museu do Brinquedo

Publicamos na íntegra  pelo seu interesse, uma entrevista com os proprietários da Fundação Arbués Moreira, sobre os problemas actuais do Museu do Brinquedo e a ausência de futuro para o projecto - publicado no jornal I online:

Museu do Brinquedo. A derradeira viagem ao mundo dos soldadinhos e dos automóveis

Em Sintra desde 1997, o Museu do Brinquedo é um lugar em que a história se confunde com uma colecção de 60 mil peças. A falta de apoios dita o fecho deste espaço no final de Agosto
Em pleno centro histórico de Sintra oferecem-nos um folheto e cumprimentam--nos em inglês. Erro desculpável pela quantidade de turistas que percorrem as ruas de máquina fotográfica a postos. Caricatura que não se confunde com o átrio do Museu do Brinquedo, onde não se vislumbra sequer um curioso. Aberto, nesta morada - Rua Visconde Monserrate, 26 - desde 1997, o Museu do Brinquedo é fruto da colecção particular de João Arbués Moreira, que conta com cerca de 60 mil peças em exposição.
Infelizmente, a visita não arranca pelos melhores motivos. É que no final de Agosto o museu irá encerrar as suas portas, muito por culpa do corte dos 5 mil euros mensais que recebia da Câmara Municipal de Sintra, assim como pela quebra de visitantes. As escolas, que antes enchiam este lugar todas as manhãs, agora fazem--no esporadicamente, uma ou duas vezes por semana. Os turistas, por sua vez, "passam aqui, vão direitinhos para a Pena, comem uma queijada e voltam para o autocarro", garante Ana Arbués Moreira, vice-presidente da Fundação Arbués Moreira e mulher de João, que é a porta-voz desde que o marido sofreu um AVC. "A única coisa que o meu marido quer é ter o museu aberto e mostrar a sua colecção. Não devemos nada a ninguém. Cheguei à conclusão que, por este conjunto de motivos, a partir de Agosto ia entrar em insolvência, coisa que não pode acontecer." Não podemos culpar o universo de todos os males - nem mudar a ordem dos acontecimentos -, mas, para todos os efeitos, é seguro que esta é uma das últimas viagens pelo mundo das bonecas, dos soldadinhos e dos automóveis. Recuemos juntos à infância.
o homem contado pelo brinquedo Não há em João Arbués Moreira memória alguma em que esteja sem um brinquedo qualquer na mão. Coisa que se tornou fixação e que evoluiu com a carreira de engenheiro. "O meu marido foi estudar para Inglaterra, onde entrou em contacto com coleccionadores de todo o mundo. Todo o dinheiro que tinha era utilizado na aquisição de mais brinquedos. Andou pelo mundo todo a coleccionar enquanto trabalhava", conta Ana. A certa altura a casa de João começou a ficar pequena para o tamanho da colecção. Recebia por vezes algumas pessoas que faziam questão de conhecer a sua panóplia de brinquedos. "Um dia apareceu um autocarro com 50 pessoas e ele disse: 'Bem, já chega.'" Esse foi o primeiro passo para a criação do museu que agora conhecemos.
Subimos as escadas para o primeiro piso, onde damos de caras com um Batman à escala humana - ou um bocado maior - com ar de rufia mas que não nos faz mal. Uns quantos passos ao lado colocam-nos perante uma vitrina de PEZ, os famosos doces austríacos com uma cabeça de heróis infantis - por onde se retira a iguaria - e aqui cabem todos, do Super Mario ao Sapo Cocas, ao Speedy González e aos Flintstones. Do lado oposto encontramos o exemplo perfeito de como os quartos dos miúdos já não são o que eram: uma ponte alemã, da marca Marklin, datada de 1912, com um tamanho incrível e com diversos comboios em pleno tabuleiro.
Mais um lance de escadas, mais uma vez de boca aberta - e não é de sono. Ficamos petrificados quando chegamos à secção dos soldadinhos, uma das preferências de João Arbués Moreira, que, mesmo doente, tem a clarividência de nos apontar a miniatura de uma freira, entre o exército alemão, com a suástica nazi no braço. Prova de que conhece os cantos à casa que montou. Pouco depois fica a observar um dos seus objectos preferidos. Trata-se de um Ferrari F 500 de 1953, bastante raro, e que é conhecido por ser o modelo que o comendador Enzo Ferrari mandava fazer para oferecer aos amigos. Mas há mais. No mesmo corredor, Ana indica-nos uma fotografia de João sentado num carro de pedais em folha, cenário onde também se inclui, precisamente, um automóvel muito semelhante ao do retrato, feito pela empresa portuguesa SOARFIL - 1935.
Percorrer este museu é, de facto, um desembrulhar de memórias de tempos idos enquanto se regressa ao início da espécie humana.
"Talvez a característica mais interessante deste museu seja a pretensão de contar a história do homem através do brinquedo. Há museus temáticos, só de bonecas, por exemplo, mas este é generalista. Até costumo dizer às professoras que podem fazer uma aula de História engraçada aqui." E por momentos Ana Arbués Moreira torna-se professora de uma história que viveu de perto. "Uma vez fomos visitados por uns polacos velhinhos e subitamente reparámos que estavam a chorar compulsivamente. Contaram-nos que tinham de pintar 60 soldadinhos nazis, como aqueles que estão expostos no museu, ou eram mandados para as câmaras de gás."
O terceiro piso é conhecido como o Sótão das Bonecas, onde vive um sem- -número de bonecas alemãs e francesas, bem como todos os utensílios para uma casa do seu tamanho. Deixamo-las e voltamos à casa de partida no átrio. O vazio que se sente é remendado por uma criança brasileira que pula de felicidade. Esta memória já ninguém nos rouba. "Tudo isto são memórias, quando perdemos as memórias tudo se torna triste", conclui Ana.