Exposição de João Manuel Vitor Jorge Caxaria Santos no MU.SA até 6 de Janeiro de 2019


MU.SA/Foto riodasmaçãs


No dia 6 de Dezembro, foi  inaugurada a 1ª exposição de pintura do artista João Manuel Vítor Jorge Caxaria Santos, sob o título "VOAR", no MU.SA, em Sintra, ,que  estará patente até 6 de Janeiro de 2019.
O João tem 18 anos e é um jovem com deficiência. Padece de Síndrome de Dravet, uma doença rara que se traduz numa encefalopatia epilética grave e refratária, associado a elevado défice cognitivo, a perturbações do espetro do autismo e a outras comorbidades.
“O espaço, cedido pela Câmara Municipal de Sintra -  acolhe 25 obras do João, sendo uma leiloada a favor da Associação Síndrome de Dravet Portugal”, referem os seus pais Isabel e João.
Esta exposição, a qual decorre no mês em que se assinala o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, visa mostrar a importância da arte na inclusão do indivíduo na sociedade e no seu desenvolvimento - aumenta as suas competências artísticas e cognitivas, a autoestima e a felicidade -, mas também chamar a atenção para a Síndrome de Dravet (www.dravet.pt), uma doença ainda muito desconhecida da sociedade e da própria classe médica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva