O 101º aniversário da BA1 de Sintra


 "Considerada o Berço da Aeronáutica, a Base Aérea N.° 1 (BA1), em Sintra, tem as suas origens na Escola Aeronáutica Militar, uma escola criada pelo Presidente da República Manuel de Arriaga, em 14 de maio de 1914.

Inicialmente localizada em Vila Nova da Rainha, em 1920 começava a aventura aeronáutica na Granja do Marquês.

Oficialmente denominada Base Aérea N.º 1 desde 1939, esta unidade está intrinsecamente associada à formação dos primeiros pilotos e à história da aeronáutica militar. Mais recentemente, para além de ter contribuído de forma significativa para a formação especializada de novos pilotos, foi também a unidade responsável pela capacidade de fotografia aérea da Força Aérea.

BA1 foi a casa das Esquadra 502 e extinta 401, na altura equipadas com o C-212 Aviocar e mais tarde transferidas para a Base Aérea N.º 6 (BA6), e da Esquadra 101, equipada com o TB-30 Epsilon, entretanto relocalizada na Base Aérea N.º 11 (BA11).

BA1 albergou ainda a Esquadra 102 - "Panchos" onde se formaram várias gerações de pilotos da Força Aérea na aeronave T-37 e cuja patrulha acrobática "Asas de Portugal" tão condignamente a representou.

Atualmente, a BA1 presta apoio às unidades instaladas no Complexo de Sintra, nomeadamente a Academia da Força Aérea e o Museu do Ar.(...)"

Inf.FAP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar