A animação na Estefânia de Sintra

"O mais agradável ainda foi ver a RUA PEDONAL a exercer a sua função, cheia de gente, cheia de vida. Numa noite agradável em que se viu que se houver "oferta" os sintrenses aderem e vão para a rua (esta que àquela hora costuma noutros dias ser um pouco assustadora). "
Comentário de um leitor do blog

Foto de 03/10/2014

Um Festival de Multimédia, no novel  MU.SA, uma feira de artesanato nocturna, o comércio de portas abertas na Heliodoro Salgado (percurso pedonal), na última sexta-feira, e no sábado - fez trazer para esta zona normalmente desértica muitos sintrenses. Em boa hora surgiu um projecto de animação  de uma zona nobre de Sintra, e que esperamos que continue - sendo a cereja em cima do bolo, trazer o centenário eléctrico de novo até à estação da CP.
A exposição de Estátuas Vivas durante o último fim de semana, uma ideia a repetir.

Foto de 03/10/2014

Será oportuno regressar a 2007 e transcrever o que na altura se pensava sobre a "obra" do percurso pedonal:
"A Associação de Defesa do Património de Sintra (ADPS)defende o regresso da circulação automóvel à principal artéria da Estefânia , a avenida Heliodoro Salgado, atendendo à agonia que enfrenta aquela zona residencial e Comercial.”

Esta obra feita no tempo de Edite Estrela na autarquia, que já não vive em Sintra.... veio cortar Sintra ao meio, criando um espaço antes com grande movimento comercial, numa artéria sem trânsito e de comércio descaracterizado composto quase na totalidade por lojas chinesas. Também a ASDPS considera que as “características do bairro da Estefânia não foram devidamente equacionadas quando a Avenida Heliodoro Salgado foi pavimentada com pedra de um cinzento triste, um equipamento de rua mínimo de pouca qualidade, uma total ausência de árvores, arbustos e flores, tornando esta artéria num local soturno, inóspito e sem vida.” E propõem a abertura de tráfego num dos sentidos, prevendo ainda o prolongamento do eléctrico até à estação de Sintra."

No Rio das Maçãs em 2007

Foto de 03/10/2014
http://riodasmacas.blogspot.pt/2007/01/viagem-triste-pela-estefnia-de-sintra.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva