As obras no Largo D.Fernando II já começaram (Largo da Feira de S.Pedro de Sintra)

"Se o plano da Câmara Municipal de Sintra vingasse, o terreiro de São Pedro seria tão desrespeitado, tão abastardado que, só muito dificilmente, depois se reconheceria o espaço que nos foi legado e que urge manter com o seu perfil, com todas aquelas características da vernaculidade local. Enfim, é preciso lutar no sentido de que não haja factos consumados. (...) Claro que há coisas a beneficiar mas, nunca por nunca, como se pretende, transformar o recinto, ainda que apenas parcialmente, em parque de estacionamento permanente. Por outro lado, em que escolas terão aprendido os técnicos proponentes, sancionados pelos políticos que os avalizam, ser necessário nivelar aquilo tudo, padronizar um pavimento e não sei que mais? (...)"
João Cachado
http://riodasmacas.blogspot.pt/2016/08/pois-bem-vamos-luta.html
LargoDFernandof
Esta foto do Largo da Feira de S.Pedro de Sintra, já não poderá ser feita, pois o local está a sofrer uma intervenção por parte da CMS, que começou por descaracterizar a escadaria de acesso ao Largo, transformando-a numa rampa!!!! (escadaria visível em segundo plano da foto).
Também o trânsito terá sido desviado para dentro do Largo da feira, por motivo de obras de saneamento básico, segundo foi explicado.

Foto actual do que era a escadaria de acesso ao Largo D.Fernando II, agora uma rampa de alcatrão (Foto M.Clara Gomes)

Sabemos, que terá sido entregue ontem mesmo um abaixo-assinado à Câmara Municipal de Sintra com 400 assinaturas sobre as alterações programadas para o Largo D.Fernando II.

Sobre a histórica Feira de S.Pedro
Publicado na Revista "Brasil-Portugal" nº37 em 1 de Agosto de 1900

A tradicional feira de São Pedro é desde há muito tempo, talvez a maior feira do Concelho de Sintra. Situada no Largo D.Fernando II, remonta a sua origem ao século XII.

Neste mercado, actualmente, podemos encontrar barros saloios, latoaria, velharias ou antiguidades, todas as variedades de produtos hortícolas, pão e bolos saloios, enchidos e queijos da região, roupas e espaços para “comes e bebes”.


Comentários

francisco garcia disse…
Que pena o que estão a fazer com este Largo da feira.....e não há nenhum técnico da Câmara municipal de Sintra que se oponha a estas obras num largo de Sintra tão icónico como este???

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva