Porque hoje é Sábado...

MafraBiblioteca202072016blog.jpg
O Palácio Nacional de Mafra  mandado construir por D.João V (1689/1750) na primeira metade do século XVIII é, a todos os títulos um edifício notável. O monumento é, com a sua Biblioteca, com os seus Seis Órgãos e com os seu dois imponentes Carrilhões um dos mais importantes Monumentos Barrocos.
MafraBiblioteca3b02072016blog.jpg
A biblioteca do Palácio Nacional de Mafra é uma das mais importantes bibliotecas europeias do século XVIII, com cerca de 30.000 volumes. Cruciforme, possui um pavimento em mármore policromo e estantes rocaille. Verdadeiro repositório de obras-primas, abrange todas as áreas do saber iluminista cientifico e religioso.Destacam-se os Livros de Horas iluminados do séc XV, a colecção de incunábulos e um núcleo de partituras musicais destinadas aos seis órgãos da Basilica.
in Palácio Nacional de Mafra/D.G.do Património Cultural
MafraBiblioteca402072016blog.jpg
Fotos  no Palácio Nacional de Mafra em 2 de Julho de 2016

Saber mais:
http://www.revistaport.com/mafra-tem-a-biblioteca-mais-deslumbrante-do-mundo/

“É encantadora e magnífica”, lê-se no artigo. E o que a torna ainda mais impressionante são as técnicas com que é feita a preservação dos livros e como os protegem de serem danificados por insectos. Há 500 morcegos dentro daquela biblioteca. Durante o dia, estes ficam guardados dentro de caixas, mas à noite são libertados para se alimentarem dos insectos que por ali andam. Ao todo, chegam a comer o dobro do seu próprio peso em insectos, havendo também lendas de ratazanas gigantes que, à noite, saem da biblioteca por um túnel subterrâneo que a liga a uma zona pesqueira nas imediações."

Fotos de exemplares de morcegos da Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra em 2/07/2016

Comentários

Graça Sampaio disse…
É um espanto essa biblioteca!!
pedro macieira disse…
Graça, Só é pena que a visita ao espaço, seja muito limitado. Mas é fabulosa a biblioteca. Abraço e bom Domingo.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar