Farol do Cabo da Roca - depois da tormenta a bonança?

Foto em 22/01/2018
Depois  da tempestade ANA, ter resolvido o escândalo da instalação de uma torre metálica com 45 metros junto ao farol  (22m) em 2013,  sem que os vários poderes (muitos), quebrassem os seus silêncios ou tomassem qualquer atitude. Temos de novo o "nosso" farol com a imagem que deveria ter tido sempre. Vamos pensar que não se cometem duas vezes o mesmo erro  

Foto em 22/01/2018
O Suplemento “Fugas” do jornal Público de Agosto de 2008, publicou um interessante artigo sobre as “Luzes que acendem a costa e o Mar”, fazendo uma selecção dos faróis mais emblemáticos do território nacional. O cabo da Roca não poderia deixar de estar presente, não só devido à sua posição geográfica, e também pela beleza do local onde se encontra. (zona protegida do Parque Natural Sintra-Cascais, e sendo Sintra a paisagem de Sintra, Património Mundial atribuido pela UNESCO)


Foto em 22/01/2018
Cabo da Roca
“É sem dúvida, um dos mais emblemáticos da costa portuguesa.
O Farol do Cabo da Roca está situado no ponto mais ocidental da Europa Continental – no cabo com o mesmo nome, no concelho de Sintra - e, uma vez que se encontra 165 metros acima do nível do mar, oferece uma magnífica panorâmica sobre o Oceano Atlântico, bem como sobre a belíssima paisagem que o rodeia.
A crer no que dizem os fâs do Cabo da Roca, assim que se acende a luz do farol o local passa a gozar de um ambiente ainda mais encantador.
A luz que é emitida a apartir do alto da torre quadrangular de 22 metros tem, actualmente, um alcance de 26 milhas (cerca de 48 quilómetros).
Há mais motivos que justificam a inclusão do Farol do Cabo da Roca na lista de faróis de visita obrigatória em Portugal Continental. É que este é também um dos faróis mais antigos da costa portuguesa, integrando o leque de seis que foram mandados construir por alvará pombalino, em 1758. A sua conclusão e entrada em funcionamento concretizaram-se em 1772,”
In Fugas - Agosto 2008
Post relacionado:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2017/12/psm-l-de-novo-vencedora-do-world-travel.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar