17º Festival de Teatro Clásssico no M.A.S.M.O de Odrinhas

  17º Festival de Teatro Clássico “Em Tempos de Zeus” 


 «Em Tempos de Zeus» é um espetáculo de Dança Grega Antiga com canto e música ao vivo que relata o mito do nascimento de Zeus, um magnífico episódio da mitologia helénica sobre a concepção do tempo, a ordem cósmica e a origem divina da dança.
 Cronos é o deus supremo do tempo que engole os seus filhos para que nenhum deles ouse destroná-lo. Quando Zeus nasce, a sua mãe Rea esconde-o em Creta, sob a protecção dos Curetes, um povo bélico que dança com as armas na mão em redor do bebé Zeus impedindo que Cronos oiça o choro do filho, ocultando assim a sua existência. Desta forma, Zeus cresce em segurança e, em adulto, destrona o pai Cronos - símbolo do tempo que tudo devora - tornando-se o deus soberano do panteão grego.

 Baseando-se nas danças da antiguidade helénica, «Em Tempos de Zeus» faz uso de elementos de dança grega antiga tais como as schemata (padrões de movimento), a deixis (representação) ou o pirro (dança de luta) e aborda duas concepções distintas de tempo: o tempo natural e eterno, e o tempo humano e finito.
 O espetáculo é da autoria do grupo Terpsichore, sob a direção de Sara Toscano, bailarina e investigadora de dança grega antiga no teatro grego de danças tradicionais Dora Stratou, em Atenas.

17 de maio, 21h30
 Duração: 50 minutos, sem intervalo. Público-alvo: Jovens (a partir dos 12 anos) e adultos. Acesso: 7,50€; mediante marcação; Gratuito para grupos em visita de estudo. Informações e reservas: +351 21 960 95 20 | dbmu.masmo.divulgacao@cm-sintra.pt

*Texto e foto M.A.S.M.O

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva