Postal da Ribeira de Sintra (reedição)

Ribeira de Sintra
Freguesia de S.Martinho
“Tem regatos de agoa , e muitas hervas medicinaes./ cuja virtude sô hê conhecida de quem o professa./
(...)
Hâ porem huma fonte a fonte da Sardinha./ aonde, junto de huma grande pedra, sahe hum grande / olho de agoa, de que se servem os moleiros desta terra para moerem os trigos ao povo: naó hâ memoria. / de que jâ mais se secasse esta fonte , e de verem he esta / agoa repartida, para benefeciar as fazendas, ou pumares de Caroço, e espinho que estam junto de sua Correntte, pella Rybeira de Cintra, e pello uzo desta agoa pagaó / os moleiros quarto a Fedelissima Raynha Nossa Senhora.”
Cintra 18 de Abril de 1758
O Prior Franciscano Antunes Monteiro

Memórias Paroquiais T. XI.



Fonte da Ribeira de Sintra construída em 1780
O Oficina da Ciência de Sintra, é um espaço de divulgação da ciência e da tecnologia, instalado no antigo edifício da Garagem dos Eléctricos.

Foi a 10 de Julho de 1904 que os eléctricos ligaram a Vila de Sintra à Praia das Maçãs. Cerca de 18 anos depois de ter sido lançada a ideia.

"Na Ribeira, foram construidas as principais instalações de apoio aos eléctricos (central eléctrica, edifício de recolha e edifício de apoio).
(...)
O abastecimento da água [necessária ao funcionamento da central] faz-se nas melhores condições possiveis, pois que a fábrica está situada perto do rio de Collares. Um tanque de 750 metros cúbicos de capacidade, situado ao lado da fábrica serve de reservatório para a água, que d´ali alimenta d´uma parte do condensador e de outra as caldeiras por meio de duas bombas a vapor Worthington.
(...)
O edifício destinado à recolha do material circulante, foi construido ao lado da central eléctrica, ocupando uma área de 480m2 , com capacidade de recolher 20 carros, nas suas 5 linhas."

Em "Eléctricos de Sintra um percurso centenário" de Júlio Cardoso e Valdemar Alves



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar