Falecimento do fundador do Museu do Brinquedo de Sintra

Ontem recebemos a  triste notícia do falecimento do  Eng. Arbués Moreira, fundador do Museu do Brinquedo de Sintra - que com o seu empenho criou uma colecção  única no nosso País, e  que  através do seu Museu,  permitiu  que fosse observada com fascínio por  todos nós. O Museu encerrou em 2014.


 "Os brinquedos presentes neste Museu faziam parte de uma recolha feita ao longo de mais 50 anos pelo coleccionador João Arbués Moreira. A colecção começou a ser constituída quando tinha 14 anos de idade com os brinquedos que lhe iam sendo oferecidos e outros pertença de pais e avós."

*Reedição de um post do blog de 8 de Abril de 2016

O Museu do Brinquedo já não mora aqui
 O Museu do Brinquedo, encerrou as suas portas em 21 de Agosto de 2014 - por manifesta falta de boas vontades para dar continuidade a uma colecção de toda a vida de João Arbués Moreira. Este mês o edificío que já albergou um quartel dos Bombeiros e o saudoso Museu do Brinquedo -será agora o "News Museum", espaço museológico dedicado às notícias e à comunicação.

Publicamos algumas fotos do acervo que existiu no antigo Museu do Brinquedo  ( na última visita efectuada em 22/05/2014).


Notas sobre o antigo Museu do Brinquedo:

-1987 data da criação da Fundação Arbués Moreira que recebeu por doação toda a colecção de 40.000 brinquedos.

-1989 mediante acordo com Câmara Municipal de Sintra  foi cedido um primeiro espaço para a instalação do Museu, que logo se tornou exíguo.

-1997 a cedência pela CMS de novo local -antigo quartel de Bombeiros da Vila de Sintra, onde foi instalado o Museu que funcionou até agora, com um desejo expresso por Arbués Moreira: "Tentarei de entre os 40.000 brinquedos que fazem parte da minha colecção, mostrar-vos os que mais gosto e os mais raros, não só pelo seu valor e antiguidade, mas também pela sua simplicidade e engenho".

Fonte :Museu do Brinquedo



Fotos do antigo Museu do brinquedo de Sintra


Post relacionado:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/08/museu-do-brinquedo-de-sintra-encerrara.html




"Os brinquedos presentes neste Museu faziam parte de uma recolha feita ao longo de mais 50 anos pelo coleccionador João Arbués Moreira. A colecção começou a ser constituída quando tinha 14 anos de idade com os brinquedos que lhe iam sendo oferecidos e outros pertença de pais e avós."


https://ionline.sapo.pt/artigo/287823/museu-do-brinquedo-a-derradeira-viagem-ao-mundo-dos-soldadinhos-e-dos-automoveis-?seccao=isAdmin&fbclid=IwAR2qUjxnj5THmSKoF9A940cs_Is_Z37YhVa8raPxQo1pn74sZLzGRB7XYlA

Comentários

There are sites which are all about playing for real money and there are sites that are all about playing for fun and entertainment. As the name would suggest, poker websites which are all about playing for real money. Get more interesting details about dominoqq online on this site.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva