A Tapada do Mouco, a factura e o Parque Natural Sintra Cascais


(Foto:Pedro Macieira)

O Jornal Correio da Manhã de Sábado 19 de Agosto, avança a noticia que o Ministério de Ambiente e Ordenamento do território entregou ao Procurador da República o caso da Tapada do Mouco. Aqui está um estranho caso da utilização de um Parque Natural que tem o estatuto de Património Mundial da Humanidade, e uma forma habilidosa de obter receitas para a gestão do mesmo, que correu mal principalmente para a serra de Sintra.


(Foto:Pedro Macieira)
Histórico:

Noticia do jornal Correio da Manhã de 2006-04-27:

"A Acção inspectiva na sequência de queixas em Tribunal da Associação ambientalista Olho Vivo, que acusa a empresa gestora Parques de Sintra-Monte da Lua- de autorizar a realização do "reality show da TVI, e com isso ter destruido parte da área protegida da Tapada do Mouco.Segundo fonte da Inspecção-Geral do Ambiente e Ordenamento do Território os inspectores constataram que o espaço ocupado é de cerca de um hectare, ou seja o equivalente a um campo de futebol.Hoje há uma "clareira maior" do que aquela que existia antes de começar o programa, disse-nos a mesma fonte."

"A Olho Vivo considera que o programa televisivo que terminou a 31 de Dezembro de 2005, trouxe ainda outros prejuízos ambientais, Filipe Pedrosa membro da direcção enumera-os:"Fizeram terraplanagem e destruiram carvalhos e azevinhos plantados por mecenas, deixaram sapatas de cimento usado na instalação das estruturas e brita. Não se vê a prometida recuperação do local e do Chalé da Condessa, com os 50 mil euros que seriam pagos como contrapartida."

Segundo o CM:
"A Endemol pagará os 50 mil euros a que se propôs para recuperar o Chalet da Condessa mas continua a aguardar que o Monte da Lua emita a factura" disse Piet-Hein Baker ao CM.
O ambientalista estranha a autorização do programa "face ao incumprimento do Plano de Ordenamento do Parque Natural Sintra Cascais, tendo a Olho Vivo apresentado queixa ao Ministério Público."

Sábado, 19 de Agosto de 2006 ,Jornal CM:

"O relatório da Inspecção sobre o parque onde decorreu o programa 1ª Companhia, transmitido pela TVI e produzido pela Endemol depois de entregue ao Ministério seguiu a 8 de Junho, para o Tribunal administrativo e Fiscal de Sintra. Questionado pelo CM o MAOT foi omisso relativamente à parte mais polémica a das contrapartidas financeiras alegadamente exigidas à produtora do "reality show". Mas é de prever que os inspectores, no mesmo relatório , tenham analisado a matéria, até pela dimensão que ganhou na imprensa."
Acrescenta ainda o CM:
"A entidade que gere o Parque Natural Sintra-Cascais, onde se enquadra a Tapada do Mouco reclamava da Endemol 420 mil euros. Aprodutora argumentava que o compromisso não ultrapassava os 50 mil euros e que ainda não tinha recebido a factura."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva