O ponto mais ocidental do Continente Europeu

O cabo da roca , com as coordenadas 38º 47’ Norte e 9º 30’ Oeste, é o ponto mais ocidental do continente europeu ,situa-se sobre o mesmo paralelo do cabo Henlopen, na costa norte-americana, a 5993 km.
Onde a terra acaba e o mar começa
"O farol da Roca teve o primeiro acendimento em 1771 segundo uma publicação da Repartição de Farois, editada em 1921, e a sua altura em relação ao nível do médio das águas do mar é de 162m, só perdendo a primazia em altura, relativamente ao farol do cabo Espichel, perto de Sesimbra, que tem 165m.
-Julgo que a sereia de nevoeiro foi instalada em 1896.
Assim, quando o nevoeiro impedia a visibilidade, emitia a espaços regulares uma emissão de 15 segundos em cada minuto um rugido cavo e roufenho, audível mesmo de longe.
E logo a população saloia comentava: lá está a vaca da Azóia! "

António Caruna
“Associação dos Bombeiros Voluntários de Colares 1890-1990
Cem anos fazendo o bem”

Comentários

Anónimo disse…
O som do farol da roca a anunciar nevoeiro faz parte da minha infância. É que, quando de manhã acordávamos,na Praia das Maçãs, e o farol "roncava", sabíamos que tínhamos um dia de praia perdido.Pelo menos da parte da manhã, porque, como dizia uma tia minha, "isto à uma levanta". E a maior parte das vezes, levantava mesmo.
pedro macieira disse…
Realmente o som do farol do Cabo da Roca, marcou para sempre quem viveu por estes lados nos anos sessenta e setenta. No meu caso passava férias em Almoçageme, e quase todas as manhãs acordávamos ao som do farol, indicativo que o nevoeiro não permitia ir à praia de manhã.Também as noites eram "abrilhantadas" pelo Farol.

Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar