Os 50 anos da electrificação da linha de Sintra

Reprodução parcial de página do Jornal Comemorativo dos 50 anos de electrificação da linha de Sintra

Há 50 anos o jornal “A Voz de Sintra” escrevia que “ A oito dias sobre a data de 28 de Abril de 1957, que há-de ficar memorável nos anais da história do progresso das caminhos de ferro em Portugal, ainda não se apagou o eco das solenidades levadas a efeito nesta Vila, por motivo da inauguração do importante e extraordinário empreendimento da electrificação do caminho de ferro Lisboa-Sintra, que marca o renascimento de uma nova vida pelo indiscuível melhoramento que terá fecundas repercurssões de ordem económica em todas as regiões servidas por tal meio de transportes colectivos, mórmente da nossa terra, que fica assim dispondo de melhores e mais rápidos meios de comunicação, que se vão completar depois de concluída a nova estrada Lisboa-Sintra-Praia das Maçãs, em construção."
O comboio "histórico" dos 50 anos da electrificação da Linha de Sintra, uma UTE de 2ª geração, a UTE 2064.

A construção da linha de caminho-de-ferro de Sintra foi decidida em 1882 e oficialmente inaugurada em 1887. Integrada na linha do Oeste, com desvio para Sintra desde o Cacém, a Linha de Sintra começou a ser construída em 1883. Em 1957, procedeu-se à electrificação da linha, inaugurada em 28 de Abril do mesmo ano. Factor que gerou um grande desenvolvimento no Concelho de Sintra .

O regresso a Sintra 50 depois
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