terça-feira, abril 16, 2013

Cores da Primavera Sintrense

PMacas15042013BloguePGrande15042013Blogue
  Campo de Armeria na Praia Grande

A Armeria e a unica espécie verdadeiramente endémica do cabo da Roca : a Armeria pseudoarmeria, também ela uma espécie dos rochedos e areias batidas pelo vento e salpicados pela salsugem.Os seus tufos de folhas largas  coroam-se durante a Primavera com inflorescências esféricas e róseas no topo de longos caules de dois palmos, ou mais de altura; e assim a charneca floresce em Março.
O nome se Armeria não significa nada senão a própria flor: e o nome latino que os romanos lhe davam. Os portugueses chamam-lhe cravo-romano, apesar de não parecer um cravo nem haver em Roma.(falamos de A.pseudoarmenia, porque há inúmeras espécies do género Armeria na península itálica). O epíteto pseudoarmeria, algo desconcertante, foi-lhe dado pelo botânico escocês Murray durante o século XIX.
Este cravo-romano e verdadeiramente exclusivo da região: as populações mais setentrionais crescem nas arribas da Praia da Samarra, poucos quilómetros a Norte; as populações mais meridionais encontram-se, precisamente, neste cabo.As populações de cravo-romano são numerosas, embora geográficamente muitissimo restritas.
(Fonte: Alagamares)

*Também o Blogue Notícias de Colares, publicou um post sobre a Armeria da Praia Grande-aqui

PMacas15042013choroesBlogue  Chorões na Praia das Maçãs e Praia GrandePMacas15042013choroes2Blogue

2 comentários:

Graça Sampaio disse...

Em Sintra até as flores são mais belas!!! (Ou será da qualidade das fotografias?!)

Beijinhos primaveris.

pedro macieira disse...

Graça,
Sintra, ajuda muito.
Abraço