Cores da Primavera Sintrense

PMacas15042013BloguePGrande15042013Blogue
  Campo de Armeria na Praia Grande

A Armeria e a unica espécie verdadeiramente endémica do cabo da Roca : a Armeria pseudoarmeria, também ela uma espécie dos rochedos e areias batidas pelo vento e salpicados pela salsugem.Os seus tufos de folhas largas  coroam-se durante a Primavera com inflorescências esféricas e róseas no topo de longos caules de dois palmos, ou mais de altura; e assim a charneca floresce em Março.
O nome se Armeria não significa nada senão a própria flor: e o nome latino que os romanos lhe davam. Os portugueses chamam-lhe cravo-romano, apesar de não parecer um cravo nem haver em Roma.(falamos de A.pseudoarmenia, porque há inúmeras espécies do género Armeria na península itálica). O epíteto pseudoarmeria, algo desconcertante, foi-lhe dado pelo botânico escocês Murray durante o século XIX.
Este cravo-romano e verdadeiramente exclusivo da região: as populações mais setentrionais crescem nas arribas da Praia da Samarra, poucos quilómetros a Norte; as populações mais meridionais encontram-se, precisamente, neste cabo.As populações de cravo-romano são numerosas, embora geográficamente muitissimo restritas.
(Fonte: Alagamares)

*Também o Blogue Notícias de Colares, publicou um post sobre a Armeria da Praia Grande-aqui

PMacas15042013choroesBlogue  Chorões na Praia das Maçãs e Praia GrandePMacas15042013choroes2Blogue

Comentários

Graça Sampaio disse…
Em Sintra até as flores são mais belas!!! (Ou será da qualidade das fotografias?!)

Beijinhos primaveris.
pedro macieira disse…
Graça,
Sintra, ajuda muito.
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar