A Fonte de São Pedro de Penaferrim

A fonte de S. Pedro é um fontanário projectado pelo arquitecto Raul Lino e foi inaugurado em 1929 revelando uma concepção erudita.

S.Pedro6733390573_bb8111cd5c_z.jpg
foto :Fonte de São Pedro no Largo de D.Fernando II, S.Pedro de Penaferrim

Notas  da Direcção Geral do Património Nacional, sobre a fonte:
Imóvel
A fonte de São Pedro de Penaferrim está situada no Largo D. Fernando II, também conhecido como Largo da Feira, onde se realiza a tradicional feira instituída pela rainha D. Maria II. Ocupa um recanto do largo, junto ao murete de delimitação do recinto e diante da estrada. A fonte foi projetada pelo arquiteto Raul Lino, que tinha em Sintra, e particularmente em São Pedro, um dos seus locais de eleição. Foi inaugurada publicamente em 1929, embora estivesse concluída no ano anterior.
Trata-se de um singelo edifício de planta centralizada, coberto por cúpula, cuja feição de tempietto revela uma conceção erudita, de inspiração classicizante. A metade posterior da estrutura é fechada por pano corrido, ao centro do qual se localiza a bica. A frontaria é vazada por três largos vãos quadrangulares, os dois laterais sobre muretes baixos com parapeito de pedra, e o central de acesso ao interior. Os vãos são divididos por duas colunas clássicas, de tipo dórico, com ligeira entasis, que flanqueiam o vão de acesso. Sobre estas colunas assenta um friso liso com cornija saliente, que antecede o lançamento da cúpula. Esta é finalmente encimada pelas chaves do céu, referência simbólica a São Pedro, orago da freguesia, e igualmente da referida feira.
No interior, destaca-se um lambril e bancos corridos forrados a azulejos de padrão, centrados pela bica, composta por simples torneira, e pela bacia circular sobre colunelo. A enquadrar a bica existe um painel cerâmico com um sol radiante. 
História
No interior da fonte está colocada uma placa comemorativa, que recorda ter sido o fontanário oferecido pela Junta de Freguesia de São Pedro de Penaferrim à Câmara Municipal de Sintra.
Sílvia Leite / DIDA / IGESPAR, I.P. / 17-08-2007. Atualização de Maria Ramalho/DGPC/2015.

Fonte:

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/9380354


 

Comentários

Fernando Castelo disse…
É assim que se faz a história, lembrando...reproduzindo rigorosamente o que foi escrito, sem necessidade de rebuscar textos...com base nos originais. Esta Fonte foi oferecida por uma Junta de Freguesia que foi "vendida" por quem a devia defender em primeiro lugar. Na saudosa Junta de Freguesia de S. Pedro de Penaferrim (a que será sempre a minha Junta de Freguesia) há outra que está a ficar entregue ao abandono...linda...rica...de 1781 em Honra de D. Maria I e seu Marido D. Pedro. Não sei se na Câmara Municipal sabem onde é...se Marcelo virá cá para lhe fazer uma visita...ou se por lá passará alguma ciclovia...nessa altura será "abençoada" e terá lugar num qualquer blogue promocional. Assim vamos vivendo.
pedro macieira disse…
Fernando Castelo,

Vamos ver se a "reorganização Administrativa" de 2012 das freguesias não terá que ser reorganizada...para satisfazer e dar uma melhor resposta às populações.
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva