sábado, junho 02, 2018

Foi você que pediu um ALDI no Banzão? II

Foto de hoje, 2 de Junho de 2018

A história de Colares ficou mais pobre com a destruição de um património arbóreo centenário ,   seguindo-se  a destruição da casa Camacho, na Avenida Atlântico 40 , no Banzão - destruição anunciada, para a construção de um hipermercado ALDI - ontem foi o dia  em que  a economia e  a chegada aos "tempos modernos" apagaram deste local  uma parte da sua história.
Antes
Banzão314072015blog.jpg
A casa "Camacho" no Banzão, local onde se pretende fazer "nascer" um ALDI

A  notícia da construção de uma loja da cadeia ALDI, no Banzão, local de paisagem protegida na área do Parque Natural Sintra-Cascais, surpreendeu em 2015, e preocupou todos que consideram que aquela zona deveria ser preservada. A "Casa Camacho", embora  não esteja ocupada, fazia parte integrante da paisagem daquela zona, fronteira com o Pinhal da Nazaré - com arquitectura datada dos meados do séc XX,  envolvida por muitos pinheiros que não mereciam o destino, que lhes foi destinado.

A construção  da loja ALDI, implica o abate de dezenas de árvores e a demolição de uma vivenda com história, destruíndo a harmonia de um local de grande importância paisagística e arquitectónica.

Banzão714072015blog.jpg
Nº40 da Avenida Atlântico

A "Casa Camacho", do Banzão foi mandada construir pelo Professor Inocêncio Camacho Rodrigues, Governador do Banco de Portugal, 2 de Abril de 1911 – 30 de Junho de 1936, (Moura, São João Baptista, 23 de Maio de 1867 — Lisboa, Santos-o-Velho, 11 de Setembro de 1943.

O proprietário da "Casa Camacho", também explorava uma nascente de água minero-medicinal que possuía no Monte  Banzão, com origem numa nascente  do pinhal da Nazaré e canalizada para uma fonte (Fonte Maria), que  nos nossos dias  se encontra em ruínas. A água minero-medicinal,  do Monte - Banzão, era publicitada como a melhor água de mesa do país.

Agora

Foto de hoje 2 de Junho de 2018
Foto de hoje 2 de Junho de 2018
Foto em 2 de Junho de 2018 

Posts relacionados:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2015/07/foi-voce-que-pediu-um-supermercado-aldi.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inoc%C3%AAncio_Camacho
Fotos de Ana Vellez Miller

Sem comentários: