Visita guiada ao Santuário Romano da Praia das Maçãs

Foto do Dr.Cardim Ribeiro em 2015 no Santuário Romano da Praia das Maçãs

“SOLI AETERNO – Ao Sol Eterno”, é assim que o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, abre portas a uma visita guiada ao Santuário Romano, para assinalar o solstício de verão, este sábado, dia 23 de junho, às 19h30, na Praia das Maças, freguesia de Colares, no concelho de Sintra.
Esta quinta feira, dia 21 de junho, ocorreu o solstício de Verão. Este importante dia do calendário assinala o início de uma nova estação, sendo o dia mais longo do ano e, por conseguinte, a noite mais curta.
Devido a tal “fenómeno”, este dia, ao qual sempre esteve associada uma simbologia muito própria, foi assinalado por várias culturas e povos desde tempos imemoriais.
Dentro deste âmbito, e uma vez que a equipa de Arqueologia da Câmara de Sintra se encontra a escavar o Santuário Romano consagrado ao Sol, à Lua e ao Oceano (Alto da Vigia, Praia das Maçãs, Colares) – sítio arqueológico que está directamente relacionado com cultos astrais –, a proposta passa por uma visita guiada ao local, concretamente no momento do pôr-do-sol do dia mais longo do ano.
A viagem, guiada por José Cardim Ribeiro, diretor do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, é  gratuita (mediante marcação prévia), destina-se a todo o público interessado.
Texto MASMO

Comentários

Graça Sampaio disse…
Deve ser bem interesante!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar