segunda-feira, fevereiro 25, 2019

Apontamentos sobre a antiga sede da Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares -reedição

Jornal de Sintra de 13-3-1939 -Lançamento da 1ª pedra para a nova sede
A nova sede da Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares -1ª Parte

Uma banda dos Bombeiros Voluntários de Colares que não está ligada aos Bombeiros. Uma enorme sede construída em 1945, inaugurada pelo então Presidente da República, Marechal Carmona e de seguida, demolida! - algumas curiosidades ligadas a uma instituição criada em 1 de Novembro de 1891,e que muito cedo se separou da colectividade mãe, os Bombeiros Voluntários de Colares. Ambas colectividades ainda hoje em plena actividade.

Em 13 de Agosto de 1939, o “Jornal de Sintra” noticiava o lançamento da primeira pedra, para a construção de uma nova sede para a Banda dos Bombeiros de Colares, ideia lançada pouco tempo antes com o apoio do povo de Colares.
“Houve estreia de fardamentos novos, nesse dia, e descerramento de retratos”, adiantava o "Jornal de Sintra”.
Nessa noticia mencionava-se o grupo de impulsionadores daquela inovadora obra,”Luis J. dos Santos,Joaquim Borges,Carlos Dias,Carlos da Luz,José de Sousa e João Fontes Pereira de Melo”.

Foto do "Jornal de Sintra" de 15-07-1945
O terreno tinha sido adquirido, os caboucos abertos, e era o inicio da construção da “Casa do Povo de Colares”como era denominada na altura.O lançamento da primeira pedra faz-se ao som do hino da “Maria da Fonte” tocada pela Banda dos Bombeiros de Colares, com a presença de altas autoridades da época, da Comissão Pró-sede,e de numerosa assistência.

Fotos do "Jornal de Sintra" de 15 de Julho de 1945

Continua.

Sem comentários: