Casa de Roque Gameiro

Publicamos hoje, algumas notas relacionadas com a casa  de Roque Gameiro, na Venteira/Amadora, um autêntico ninho de artistas plásticos, desenhada por Raul Lino e participação de Rafael Bordalo Pinheiro.

Photobucket

"O aguarellista (Roque Gameiro) illustre que elle é, vive n'uma eminencia, o Alto da Venteira, a cinco minutos , se tanto, da estação da Porcalhota. No ponto mais elevado do cerro, quasi a nível com o leito da linha ferrea, e escarpado para as bandas que defrontam com Queluz e Ajuda , está a casa de Gameiro. Da estação até lá, a estrada, por este mez de Maio florido pouco offerece de captivante aos nossos olhos citadinos, pois que na sua maioria, as construcções que a marginam cousa alguma exprimem de interessante ou de attrahente.
(...)
No emtanto, a linha extrema do horizonte onde se ergue a serra de Cintra, offerece a quem vive na cidade e d'olhos pouco afeitos a largas extensões panoramicas, impressões de grande scenario que os morosos occasos de luz por este período do anno enchem de varios tons, dando gradualmente mutações imprevistas de magica(...)"

Ilustração Portuguesa nº172 de 7 de Junho de 1909
(texto com ortografia e acentuação do texto original)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva