Em processo de classificação para Sítio de Interesse Público o local do Templo Romano no Alto da Vigía

O Sitio Arqueológico do Alto da Vigia. na Praia das Maçãs, que se encontra numa propriedade particular, está a ser avaliado para ser classificado como Sítio de Interesse Público, estando segundo a CMS, o processo em fase de consulta pública.


É de todo interesse essa classificação, para o alargamento  do trabalho de escavações, possibilitando ao Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas um trabalho mais profundo e uma maior preservação  dos vestígios já a descoberto do Templo Romano,  e  dos resultados  das futuras escavações.



Sobre o Santuário Romano da Praia das Maçãs

Descoberto templo romano ao Sol, à Lua e ao Oceano, que estava perdido
Via Diário de Notícias:
"Ali,  (junto à falésia, perto da Praia das Maçãs), descobriu o arqueólogo Cardim Ribeiro, ergueu-se em tempos um dos mais importantes santuários do Império Romano, consagrado ao Sol à Lua e ao Oceano, cuja localização estava há muito perdida, e que muitos julgavam até que fosse apenas lenda. Não era. Com a descoberta do templo, em 2008, vieram outros achados, alguns surpreendentes, que "tornam este local único e de grande alcance histórico", assegura Cardim Ribeiro ao DN.
A descoberta logo no primeiro ano de escavações de um ribat, uma mesquita feita de uma série de celas e, numa delas, de um mirhab, um nicho para as orações, orientado para Meca, "foi uma surpresa", conta o arqueólogo. Com toda a probabilidade, não será a única. Há muito mais História debaixo daquelas areias e do mar de chorões que cobre as dunas.
Para já, as escavações incidem "na periferia do santuário". Uma prospeção geofísica feita em agosto de 2011 indica que o edifício principal do templo romano, retangular e de grande dimensão, está ali enterrado, um pouco atrás do local onde agora decorrem os trabalhos. "Este sítio é um ovo de História, que atravessa diferentes eras civilizacionais e cultos, ao longo de mais de um milénio", resume Cardim Ribeiro."

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4241547

http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/11/o-templo-romano-da-praia-das-macas.html

Santuário Romano consagrado ao Sol, à Lua e ao Oceano (Alto da Vigia, Praia das Maçãs, Colares) – sítio arqueológico que está directamente relacionado com cultos astrais –, numa visita guiada ao local, concretamente no momento do pôr-do-sol do dia mais longo do ano  (fotos de 21/06/2015),  guiada por José Cardim Ribeiro,na altura Director do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva