A LENDA DE COLARES

(Foto-montagem:Pedro Macieira)

Diz a lenda que uma formosa Condessa Alemã, após ter sofrido o desgosto de ver morto seu marido e porque receasse para si e para os seus três filhos igual sorte, embarcou com a familia em dois precários navios e abordou as praias desta região.Subindo rio acima, desembarcou numa das margens e seduzida pela pujante vegetação, pelas belezas naturais e clima temperado, resolveu fixar-se no local e buscar o sossego que tanto necessitava.

Sabendo que aquelas terras pertenciam ao Mouro Zeilão, senhor de Lisboa, a Condessa de Compa pediu-lhe para habitar aquelas terras, tendo o Mouro autorizado, mediante o pagamento de um tributo de cem pesos de ouro ou trezentos de prata.

Não tendo a Condessa de Compa o dinheiro necessário , deu-lhe um penhor de três colares de ouro, com a condição de , não sendo resgatados em três anos, estes ficariam a pertença do Mouro Zeilão.

Após este acordo, tratou a Condessa de edificar o seu Castelo, ao qual em memória do penhor chamou Colir, tendo-se desenvolvido mais tarde, junto a ele a povoação a que se chamaria Colares.

Comentários

NS disse…
Como é que eu nunca me lembrei de publicar isto??
Unknown disse…
Porque não se lembrou LOL

Mensagens populares deste blogue

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais

Festas de S.Mamede de Janas 2023