Capela de S.Lourenço nas Azenhas do Mar
Capela de S.Lourenço como se encontra hoje (Foto de Pedro Macieira)A Capela de S.Lourenço ,existente na Azenhas do Mar localidade que em 1815, na altura pertencente ao extinto Concelho de Colares já contava com 22 fogos, comemora desde o séc XVI, as festas anuais , em homenagem ao seu padroeiro S.Lourenço.
Capela de S.Lourenço no seu estado originalA Capela que, segundo alguns testemunhos, terá mais de 200 anos, sofreu ao longo dos anos algumas vicissitudes, que lhe alteraram de forma radical a imagem que hoje temos dela. Segundo José Alfredo,(Litoral e planície Saloia) já no século XX, com a conivência de um vereador da Câmara e do responsável pela Capela resolveram destruir-lhe a sua galilé, transformando-a “numa simples casa abarracada”, após alguma contestação (havendo uma notícia sobre as obras da Capela das Azenhas no Jornal de Sintra em 11-9-1966), em 1995 a capela foi reconstruída com a Galilé , recuperando o seu primitivo aspecto. Mantendo hoje uma imagem de um monumento bem preservado.
Curiosamente a Capela das Azenhas do Mar e a capela circular de Janas são referidas por correntes iniciáticas, fazendo parte dos domínios esotéricos “Sintianos”....
A Capela de S.lourenço depois da "criminosa" intervenção
Nota: Imagens da Capela antes e depois das obras, foram retiradas da Obra de José Alfredo "Recantos e espaços"
Comentários