Incêndios florestais na serra de Sintra -Balanço positivo

(Foto:Pedro Macieira)
A preservação da floresta na serra de Sintra é uma preocupação constante deste Blog.Sobre este tema, já publicámos vários posts.
Este ano os resultados positivos, em número de incêndios deve-se sobretudo a um sistema bem coordenado mas que terminou em 30 de Setembro, data oficial do fim de época de incêndios.
Para balanço da época de incêndios de 2006 ,PNSC,DGRF,Protecção Civil e C.M.Sintra reuniram-se e deste encontro surgiram várias conclusões sobre os resultados positivos alcançados este ano.

Balanço da época de fogos florestais que terminou a 30 de Setembro:
Julho, Agosto e Setembro registaram-se 631 ocorrências, arderam 85 hectares sendo que apenas três corresponderam à serra de Sintra.
A área ardida representou menos de 90% do valor registado no ano mais negativo, o de 2000 em que foram consumidos 836 hectares. Resultado da cooperação na prevenção e vigilância,do PNSC,DGRF,autarquias de Sintra e Cascais, corporações de bombeiros, efectivos policiais e forças armadas, as quais asseguraram a vigilância nocturna, disponibilizaram os meios necessários ao sucesso da temporada de fogos florestais.-também contribuiram para estes resultados segundo Carlos Mata responsável pela protecção civil de Cascais.“a abertura e manutenção de caminhos florestais;o dispositivo de vigilância e alerta colocado no terreno, com realce para os postos de vigia fixos (Alcoitão,Nafarros e Pedra amarela, permitindo a detecção oportuna dos incêndio florestais e os meios de primeira intervenção.”

Parque Natural de Sintra–Cascais (PNSC)e a Direcção dos Recursos Florestais (DGRF), vão implementar medidas , com a utilização da técnica de fogo controlado no sentido de reduzir a carga térmica que existe na floresta da serra de Sintra.Esta experiência vai ser desenvolvida na Peninha em terrenos do PNSC.Previsto está igualmente o aproveitamento dos resíduos florestais.

Post relacionados:
-O exército combate fogos em Sintra-pressionar
-Uma nota positiva-pressionar
Fonte:"Jornal Regional Sintra "de 24 a 30 de Outubro 2006 (Fogo controlado no Parque Natural)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar