A Rampa da Pena
Itinerário da Rampa da Pena 1973 "Revista Motor de Nov1973
A par com o Rali das Camélias que tornava as noites de Sintra numa autêntica agitação com a chegada de milhares de adeptos dos desportos motorizados , para assistirem à passagem dos bólides pelos locais mais espectaculares, a Rampa da Pena outra prova mítica Sintrense dos anos setenta, movimentava também multidões. Aqui ficam algumas imagens , também elas retiradas do fundo do baú das recordações:
Fotos dos anos setenta da Rampa da Pena
1ªFoto Manuel Gomes Pereira -Rampa da Pena-Opel Manta (Fotos:PedroMacieira)
De uma reportagem do "Automundo" nº13 de 9/111975 com texto de José Pinto
" Pontuando para os campeonatos Nacional de Velocidade e Regional de Promoção (Velocidade), esta 17a. edição da Rampa da Pena - como curiosidade, refira-se, a propósito, que a "Pena"- que teve o seu início em 1936 - registou a presença de elevado número de participantes, o mesmo se podendo afirmar relativamente ao público assistente, que calculamos em alguns milhares postados ao longo dos dois quilómetros da estrada da Pena (uma "enchente", a relembrar os gloriosos tempos desta prova), bem como a reacção dos proprietários e empregados da maioria dos restaurantes e estabelecimentos congéneres, que foram unânimes referiam "fizemos hoje o negócio de uma semana" ou, como outro indivíduo afirmava "porque não fazem mais "Camélias" e Rampas da Pena para a nossa casa se safar da situação em que está?"
A par com o Rali das Camélias que tornava as noites de Sintra numa autêntica agitação com a chegada de milhares de adeptos dos desportos motorizados , para assistirem à passagem dos bólides pelos locais mais espectaculares, a Rampa da Pena outra prova mítica Sintrense dos anos setenta, movimentava também multidões. Aqui ficam algumas imagens , também elas retiradas do fundo do baú das recordações:
Fotos dos anos setenta da Rampa da Pena
1ªFoto Manuel Gomes Pereira -Rampa da Pena-Opel Manta (Fotos:PedroMacieira)
De uma reportagem do "Automundo" nº13 de 9/111975 com texto de José Pinto
" Pontuando para os campeonatos Nacional de Velocidade e Regional de Promoção (Velocidade), esta 17a. edição da Rampa da Pena - como curiosidade, refira-se, a propósito, que a "Pena"- que teve o seu início em 1936 - registou a presença de elevado número de participantes, o mesmo se podendo afirmar relativamente ao público assistente, que calculamos em alguns milhares postados ao longo dos dois quilómetros da estrada da Pena (uma "enchente", a relembrar os gloriosos tempos desta prova), bem como a reacção dos proprietários e empregados da maioria dos restaurantes e estabelecimentos congéneres, que foram unânimes referiam "fizemos hoje o negócio de uma semana" ou, como outro indivíduo afirmava "porque não fazem mais "Camélias" e Rampas da Pena para a nossa casa se safar da situação em que está?"
A aglomeração à porta da "Piriquita", no dia da Rampa da Pena nos anos setenta (Foto:PedroMacieira)
Porsche Carrera 6 de Américo Nunes - Rampa da Pena(Foto:Carlos Manuel Macieira)
Rampa da Pena -Américo Nunes (Foto:Carlos Manuel Macieira)
Rampa da Pena -Bento Calixto -Cooper S(Foto:PedroMacieira)
Posts relacionados:
-Rali das Camélias I-pressionar
-Rali das Camélias II-pressionar
Comentários
Gostava de um dia fazer algo com as fotos muito antigas desta Vila. Obrigado por estas.
É sempre um gosto recordar estes tempos de menino em que eu conhecia os carros só pelo barulho dos motores, e pelas buzinas. Hoje são quase todos iguais, naquele tempo cada um tinha o seu barulho característico.
Sintra é uma referência muito forte, desde sempre nos costumes, na cultura, nas artes, no desporto, na ciência, na realidade Sintra é uma presença marcante aquém e além-fronteiras.
O desporto motorizado sempre encontrou na zona de Sintra excelentes condições para o exercício da sua prática, tanto na velocidade, Rampa da Pena, Rampa da Lagoa Azul e circuitos, Granja do Marquês (Base Aérea nº1) e Autódromo do Estoril, algumas provas administrativamente fora do município, mas que se relacionam na perfeição, como em provas de estrada, designadamente Rali das Camélias e Rali de Portugal, este último conhecido no passado por outros nomes, de acordo com o principal patrocinador que dava o nome à prova. Isto para falar nas provas com maior projecção.
De alguma forma Sintra, também se tornou mítica pelo desporto automóvel.
Os tempos mudam, assim como as vontades e as influências. Hoje em dia a preocupação ambiental sobrepõe-se a outros interesses, se bem que é possível conciliar tudo, tendo como objectivo o interesse comum. Basta um pouco de vontade e organização.