Sintra na WIKIPÉDIA

Sintra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e subregião da Grande Lisboa, com cerca de 9 300 habitantes.
É sede de um município com 316,06 km² de área e 363 749 habitantes (2001), subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Mafra, a leste por Loures e Odivelas, a sueste pela Amadora, a sul por Oeiras e Cascais e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.
A origem de Sintra dilui-se com a da própria Nação. A serra e a planície foram habitadas desde tempos remotos, como atestam e existência de dólmens e necrópoles bem como outras reliquias como os utensílios pré-históricos em exposição no Museu Municipal.
Da ocupação romana, restam lápides e urnas funerárias, junto do mausoléu circular, no Museu Arqueológico de Odrinhas. Os romanos chamavam à serra de Sintra "Mons Lunae" ou (Montanhas da Lua).
Foi conquistada por D. Afonso Henriques aos Mouros em 1147, logo após a tomada de Lisboa; recebeu foral desse mesmo rei em 9 de Janeiro de 1154.Apesar de manter ainda hoje o estatuto de Vila, o concelho possui várias outras freguesias com esse status (Algueirão-Mem Martins, Colares, Pêro Pinheiro e Rio de Mouro), e ainda duas cidades: Agualva-Cacém e Queluz.
Wikipédia[1] é uma enciclopédia multilíngüe online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL).
Criada em 15 de Janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere").

- Sintra na WIKIPÉDIA-pressionar

-O que a WIKIPÉDIA-pressionar

Comentários

Anónimo disse…
A parte má, é que não há garantia que o que lá está esteja correcto.

Dado que qualquer pessoa pode escrever o que lhe apetecer.

Por exemplo, quando rebentou a bronca de Sócrates ser ou não ser Engenheiro, o seu perfil na wikipédia foi alterado dezenas de vezes.

Contudo, o balanço é na minha opinião positivo, principalmene se pensarmos que as enciclopédias tradicionais também trazem erros.
pedro macieira disse…
A WIKIPÉDIA, tem problema de o seu conteúdo não ser por vezes completamente rigoroso, mas a vantagem é que é filtrado por milhões de visitantes,que podem fazer a correcções e acrescentar informação. O caso do perfil do 1º ministro teve a ver com a disputa de pontos de vista completamente diferentes sobre a mesma questão, o que tornou um espaço enciclopédico em palco de uma batalha de argumentos que se opunham com "verdades" diferentes.

Mensagens populares deste blogue

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais

Festas de S.Mamede de Janas 2023