Sintra na WIKIPÉDIA

Sintra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e subregião da Grande Lisboa, com cerca de 9 300 habitantes.
É sede de um município com 316,06 km² de área e 363 749 habitantes (2001), subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Mafra, a leste por Loures e Odivelas, a sueste pela Amadora, a sul por Oeiras e Cascais e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.
A origem de Sintra dilui-se com a da própria Nação. A serra e a planície foram habitadas desde tempos remotos, como atestam e existência de dólmens e necrópoles bem como outras reliquias como os utensílios pré-históricos em exposição no Museu Municipal.
Da ocupação romana, restam lápides e urnas funerárias, junto do mausoléu circular, no Museu Arqueológico de Odrinhas. Os romanos chamavam à serra de Sintra "Mons Lunae" ou (Montanhas da Lua).
Foi conquistada por D. Afonso Henriques aos Mouros em 1147, logo após a tomada de Lisboa; recebeu foral desse mesmo rei em 9 de Janeiro de 1154.Apesar de manter ainda hoje o estatuto de Vila, o concelho possui várias outras freguesias com esse status (Algueirão-Mem Martins, Colares, Pêro Pinheiro e Rio de Mouro), e ainda duas cidades: Agualva-Cacém e Queluz.
Wikipédia[1] é uma enciclopédia multilíngüe online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL).
Criada em 15 de Janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere").

- Sintra na WIKIPÉDIA-pressionar

-O que a WIKIPÉDIA-pressionar

Comentários

Anónimo disse…
A parte má, é que não há garantia que o que lá está esteja correcto.

Dado que qualquer pessoa pode escrever o que lhe apetecer.

Por exemplo, quando rebentou a bronca de Sócrates ser ou não ser Engenheiro, o seu perfil na wikipédia foi alterado dezenas de vezes.

Contudo, o balanço é na minha opinião positivo, principalmene se pensarmos que as enciclopédias tradicionais também trazem erros.
pedro macieira disse…
A WIKIPÉDIA, tem problema de o seu conteúdo não ser por vezes completamente rigoroso, mas a vantagem é que é filtrado por milhões de visitantes,que podem fazer a correcções e acrescentar informação. O caso do perfil do 1º ministro teve a ver com a disputa de pontos de vista completamente diferentes sobre a mesma questão, o que tornou um espaço enciclopédico em palco de uma batalha de argumentos que se opunham com "verdades" diferentes.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar