Vemos ouvimos e lemos não podemos ignorar!

ACTUALIZAÇÃO- 14 de Maio de 2007
Hoje o Jornal "Público" publica uma página da autoria de Carlos Dias, dedicada ao massacre do canil de Beja, com declarações da veterinária que confirmam as denúncias que tem sido feitos por uma cadeia enorme de blogs, e também pelo jornal "Correio da Manhã".

". Na eutanásia dos canídeos "foi utilizado um método químico não inalante injectável: o pentobarbital sódico, derivado barbitúrico", descreve o mesmo documento, no qual é explicado que o produto em questão "foi administrado por injecção intravenosa em nove cães, em cinco por injecção intraperitoneal e em dois por via intracardíaca".

BLOGUES
-Blog "Tem Avondo" de um veterinário colaborador do Canil cantinho de Beja e do Municipio de Beja

-Encontrado no blog:"O Meu Melhor Amigo":

"A LPDA tem, desde o dia 27 de Março, uma reunião marcada com o Vereador responsável pelo Canil de Beja, a médica veterinária e um representante doCantinho dos Animais de Beja, para o dia 12 de Junho, às 14h.Daremos conhecimento do que foi tratado e acordado nessa reunião a todas aspessoas que se têm interessado por este assunto.

Melhores cumprimentos,

Rita Romeiras

Rio das Maçãs também apresentou queixa na LPDA,mas até hoje não tivemos qualquer resposta. De qualquer forma, como é que a LPDA aguardando até -12 de Junho-poderá intervir para que não se repitam até essa data as práticas cruéis no canil com intervenção da mesma veterinária?

Foto do Cantinho dos Animais, de Beja (foto retirada do SOSAnimal)


O caso do canil de Beja, não mereceu até hoje da parte dos responsáveis pela Autarquia, como pela Ordem dos veterinários , qualquer medida para alterar , os procedimentos cruéis no Canil Municipal.
A grande cadeia criada na blogosfera para denunciar a barbárie praticada no canil de Beja, deverá manter-se activa e continuar a pressionar até que a C.M. de Beja reconheça os direitos dos animais, e tome conhecimento da petição "PeloTratamento Condigno e Pelo Fim do Extermínio dos Animais Em Canis/Gatis Municipais" ,que no passado dia 4 de Maio , teve o apoio de todas as forças partidárias representadas na Assembleia da República incluindo o PCP, e Verdes força maioritária (CDU) na autarquia de Beja.
-Texto da Petição enviado para a C.M.de Beja em 22 de janeiro de 2007

Lista de Blogs que denunciaram o massacre do Canil Municipal de Beja (em actualização)

Comentários

Zé-Viajante disse…
O titulo, excelente. O artigo bastante pertinente e sobre um assunto que nos horroriza.
pedro macieira disse…
Caro Zé,
Este assunto não pode ser abandonado, por existirem no nosso Mundo outros horrores, pois dessa forma as chacinas de cães e gatos nos gatis e canis municipais irão continuar sem que ninguém faça nada para os parar, num País em que abandonar os animais de companhia, acontece todos os Verões, e depois da época de caça, por défice cultural, os canis e gatis, tem uma função importante que é tentar obter novas adopções, e defender os direitos dos animais, quando abandonados e desprezados por aqueles a quem foram fiéis amigos.
E o caso de surgir noticias sobre o canil de Beja, em jornais nacionais de referência, já é uma pequena vitória deste movimento.
Um abraço
greentea disse…
exactamente , Pedro.


Com férias à porta toda a divulgação é pouca e espera-se que a AR de uma vez por todas legisla (condignamente) sobre o assunto !!!!!!


Um abraço
Aqui em Viseu a ^Câmara manda os animais abandonados para o "Cantinho dos animais abandonados se Viseu".
Lá parece-me bem que as coisas não andam a correr da melhor forma, mas tem a ver com a direcção, e com podes ver num poste meu anterior também já se abateram vários animais saudáveis com a justificação de que estavam doentes. O problema é que não há provas, apenas o testemunho (à boca pequena , de uma voluntária, com medo de represálias porque já é velhota).Por outro lado esses animais estão todos bem, alegres, gordinhos, e em boxes.

Mandei mails para:
Diario de noticias
24 Horas
Diario do Alentejo
SIC
TVI
RTP
Aguardo respostas, se chegarem.
Beijos
pedro macieira disse…
Continuo a fazer contactos, e a tentar algumas respostas que faltam.
Abraços
Pedro, estou fascinada com o seu blog. Está muito completo com todas as atrocidades que estão a acontecer em Beja.Infelizmente, há mais canis municipais em situação de calamidade.Isto vai ter que levar uma grande reforma.Não há direito de tratarem os animais desta maneira.Não nos podemos esquecer do "famoso" canil de Lisboa.
pedro macieira disse…
Agradeço a visita, e o comentário,o canil de Beja, servirá para que este problema que existe em outros canis municipais por este País fora,seja equacionado, e denunciado,de forma a tentar parar com esta barbarie.A associação animal confirmou que irá tomar medidas nesse sentido, a existência da Petição contra os maus tratos dos gatis e canis, e que todos os partidos com assento na Ass.da Republica apoiaram, vai obrigar a ter mais atenção neste esquecido assunto.E a própria blogosfera poderá ser um meio de pressão para não deixar que continuem existir neste País canis de Beja...não estando a querer ser demasiado optimista, penso que esta oportunidade deve ser bem aproveitada.
chipichipi disse…
Ainda bem que se estão a obter reacções! Espero sinceramente que toda a indignação demonstrada quer por posts nos blogs e mails ás diversas instituições surta efeito e que se faça justiça!
Bigmac disse…
Carissimo Pedro, dei o meu total apoio a essa iniciativa, perturba-me ver algum animal em sofrimento. Depois descobri que o caso está a ser aproveitado com motivações politicas e isto já me retira a acutilancia com que poderia ser tratado este caso. Fica aqui um pedido de coerencia para que estes casos sejam todos tratados da mesma forma, não pode ser pelas carências autarquicas que não são protegidos os direitos dos animais. Mas nunca pode servir de aproveitamento politica as carencias nesta área. É o primeiro passo para que isso aconteça.

Abraço.
pedro macieira disse…
Caro bigmac
Agradeço a visita e o seu comentário, é inevitável que tudo na nossa vida tenha uma leitura politica, da minha parte todos os textos publicados , todas as provas apresentadas , foram em função do bem estar dos animais atingidos por aquela crueldade humana. O facto de a autarquia de Beja ser da CDU, não retira nem agrava a culpa daqueles responsáveis.O que agrava é o facto de todos os partidos incluindo o PCP, e os Verdes com assente na A.da Républica, terem apoiado no dia 4 de Maio a "petição contra os maus tratos dos animais em canis e gatis", e isso devia obrigar, o Presidente da C.M.B. e os seu vereador a dar cara e assumirem que não voltaria a acontecer factos como o que foram denunciados, o que não foi feito, e pelo contrátrio foi assumido que as coisas tinham sido bem feitas....
Quanto aos "Canis de Beja" por esse País fora, espero que esta denúncia acorde quem tem andado a dormir, fingindo que não conhece o tratamento cruel que os animais sofrem nesses Canis.Espero que a partir de agora haja pela Autarquias , pela Ordem dos Veterinários, pelas Organizações de Apoio aos Animais, e os cidadãos em geral uma maior vigilância sobre o que acontece nos seus canis Municipais.
pedro macieira disse…
Resposta da Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais (LPDA):
Relativo à questão da data marcada para a reunião com os responsáveis da CMB, e a veterinária do canil Municipal.

Bom dia.
De acordo com a lei, tentamos resolver os problemas relativos a bem-estar animal.
Muitas vezes não conseguimos os melhores resultados, mas não é, de certo, por falta de empenho.
No que respeita à data da reunião, não depende da LPDA, mas sim da Câmara Municipal de Beja.

Melhores cumprimentos,
Rita Romeiras
chipichipi disse…
No seguimento do apelo que recebi do site do Bloco de Esquerda - www.esquerda.net - e das várias mensagens que vocês para lá enviaram, denunciando a barbárie ocorrida no canil municipal, envio-vos a crónica que li hoje aos microfones da Rádio Pax. O último parágrafo, como podem ver, foi dedicado a este assunto, embora precise de mais informação para uma intervenção mais sustentada: apoios que foram dados ou negados ao "Cantinho dos Animais" e outras instituições congéneres, etc...

Sugiro uma intervenção directa da vossa parte nas reuniões dos órgãos municipais, que têm sempre um período aberto ao público. A Câmara reúne às quartas-feiras, a partir das 18 horas. Penso que amanhã, 16 de Maio (embora seja véspera do feriado municipal) haverá reunião e era bom que lá aparecesse um grupo de pessoas a levantar o assunto.

A Assembleia Municipal é o órgão mais importante em termos de impacto público, mas só reúne de 2 em 2 meses. A próxima reunião é em finais de Junho (não sei a data exacta, por enquanto) e as sessões começam sempre com o período de intervenção do público, que pode ser aproveitado para colocar esta ou outras questões de interesse. O BE não tem (ainda) representação nestes órgãos, por isso nós próprios costumamos intervir na Assembleia Municipal, no período de intervenção do público.

Estou (estamos) ao vosso dispor. Além deste e-mail info@blocobeja.org e da página www.blocobeja.org podem usar também o meu e-mail pessoal: albertomatos@netvisao.pt

Cumprimentos

Alberto Matos

Aqui vai a Crónica, em texto directo, ficheiro anexo e em www.radiopax.com

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar