Quinta da Fonte

Vulgarmente conhecida por Convento ou Colégio das Irmãs Doroteias, a Quinta da Fonte surge ao viajante à entrada da localidade do Linhó, junto à estrada que liga Sintra a Cascais. Embora a construção do actual edifício, datada de 1956, seja relativamente recente, este encontra-se ligado à casa do Barão do Linhó, uma antiga habitação do século XVIII.
(...)
Em 1937 a Condessa de Cuba , D.Maria Francisca Borges de Medeiros de Sousa Dias de Câmara, mulher de D.Alexandre Henriques Pereira de Faria Saldanha de Vasconcelos de Lencastre, primeiro e único Conde Cuba, recebe do seu irmão, Barão do Linhó, a Quinta da Fonte, que incluia uma pequena casa com características tipicamente portuguesas.
Fica com a condição no legado que aqui fosse perpectuada a Festa de Nossa Senhora da Conceição a qual é ainda tradicionalmente celebrada no Linhó no último domingo do mês de Agosto.
Foi precisamente, a partir dessa casa que nasceu o colégio das Irmãs Doroteias, após grandes obras realizadas em 1952 pelas Irmãs, segundo projecto do arquitecto Vasco de Morais Palmeiro mais conhecido por Vasco Regaleira.

Comentários