Seteais ontem e hoje

O Palácio e os jardins de Seteais encontram-se encerrados, (desde 2008) situação inédita, pois desde 1800 o terreiro de Seteais foi de acesso público, por imposição do povo de Sintra. (foto de 20/02/2009)
Ontem
“A quinta da Alegria ou Seteais foi anunciada para venda em 1796, estando encarregado d’esta Carlos José Von Nefs, morador na rua de S.Francisco da Cidade. Depois annunciaram, sucessivamente, o leilão de todos os bens da viuva D.Joanna Gildemeester, constante de muitas joias de perolas e brilhantes soltos, pinturas, loiças de Saxónia, livraria de bellas lettras, etc. O leilão continuava em 1800. O palacio de Seteais passou por compra, ao marquez de Marialva, que ahi ofereceu bellas festas a D.Maria I.”

A ultima festa que se deu no palacio de Seteais foi em 2 de Setembro de 1876.Consistiu em recita e baile, a que assistiram el-rei D.Fernando, o infante D.Augusto , a condessa d’Edla , os duques de Palmella e de Loulé, Fontes,etc.
No palacio de Seteais não se repetiram as festas. E elle lá se conserva immerso nas recordações deplorativas, e tristes pela nostalgia do passado..."
Pinto de Carvalho - Texto e foto, publicado na revista “Brasil Portugal” de 1 de Abril de 1901
*Ortografia e acentuação conforme texto original

Foto de Benoliel, publicada na revista "Brasil Portugal" de 1 de Outubro de 1910
Comentários