A Ermida de S.Sebastião em Colares

“As origens da Ermida de São Sebastião, localizada no termo de Colares, remontarão aos inícios do século XVI, mas dessa época apenas subsiste uma pia de água benta manuelina. O templo quinhentista terá sofrido grande ruína com o terramoto de 1 de Novembro de 1775 e o edifício actual construído no terceiro quartel do século XVIII resulta, muito provavelmente, do traço do arquitecto-mor do reino, Carvalho Negreiros. A ermida revela grande qualidade plástica, sobretudo no jogo de volumes e texturas que enquadram a frontaria. O prospecto mais original do templo, todavia, reside na planta ovalada da capela-mor e na inacabada torre semi-circular que lhe está adossada, à qual se sobrepujou um singelo campanário”

Segundo informação da C.M.S. - Divisão de Património Histórico-Cultural, via site da Junta de Freguesia de Colares
Sobre a Ermida de S.Sebastião em Colares, também conhecida como Capela dos Mártires de S.Sebastião , escreve Maria Teresa Caetano em “Colares” :

"D.Manuel era um grande devoto de S.Sebastião, razão que terá motivado – no âmbito das reformas manuelinas ali levados a cabo, aquando da autorga do novo foral – a construção, no termo da vila, de uma ermida devotada ao santo mártir. Até porque, também Colares, carecia de protecção contra frequentes e de má memória sutor pestíferos. Neste contexto, será forçoso recordar que, em Sintra, era a própria Câmara que organizava uma procissão anual em honra de S.Sebastião, na qual se solicitava guarida contra as pestes: -«dizem mandou fazer o povo no tempo da peste; e no dia do sancto, vai a esta Hermida huma procissaô geral com o Clero, e o povo, acompanhando o Sennado da Camera da dita Villa, que sahe da freguezia de S.Martinho, cujo Parocho Leva debaixo do Paleo huma reliquia do Mesmo Sancto».(...)"

A Festa em honra de S.Sebastião, foram retomadas este ano após 8 anos de interregno,nos dias 17,18,19 e 20 de Janeiro organizadas pela AIPRMucifal, como relatou o blogue"Noticias de Colares".

Comentários

Abel Pereira disse…
R. José Franco da Costa
Colares, Lisboa
https://goo.gl/maps/nWKdokYcGQU2

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva