O terramoto de Benavente de 1909

Foi ontem evocado em Benavente o fatídico dia 23 de Abril de 1909, em que ocorreu o maior sismo verificado no século passado em Portugal.
A Câmara Municipal de Benavente desenvolveu um programa de comemorações que se vai estender por várias datas. Ontem decorreu uma sessão solene, com o lançamento do livro «Do Terramoto de 23 de Abril de 1909 à reconstrução da vila de Benavente – um processo de reformulação e expansão urbana», de Rui Vieira. e a inauguração no Museu Municipal de Benavente de uma exposição sobre o terramoto de 1909.

Uma foto inédita do terramoto da autoria de Eugénio Germano Baptista, publicada no "Rio das Maçãs" em 28 de Novembro de 2008, foi o motivo da ligação deste blogue às comemorações de Benavente.


A foto inédita aqui reproduzida da Capela de NªSra. da Paz de Benavente, presente na exposição, também uma homenagem a Eugénio Germano Baptista.
Publicamos mais uma foto inédita da autoria de Eugénio Germano Baptista do terrível terramoto de 1909, que teve o epicentro entre as localidades de Benavente e Samora Correia, atingindo a magnitude de 6,7 na escala de Richter, e que originou a destruição quase completa das Vilas de Benavente e Samora Correia, provocando 60 mortos e muitos feridos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva