Villa Roma

De um texto da Professora Teresa Freitas do Amaral transcrevemos os seguintes excertos:

"Situada no caminho de Pizões, na estrada que liga a vila de Sintra a Colares, vamos encontrar uma casa construída em meados do século XIX. O local escolhido prende-se com a magnífica vista que dele podemos disfrutar e que apaixonou completamente a então prometida do futuro proprietário, os quais após o seu casamento foram viver para a Quinta Velha, propriedade da família, enquanto aguardavam o termo das obras da sua nova casa.

Villa Roma encontra-se situada entre as quintas do Relógio e da Regaleira.
(...)
Vila Roma foi idealizada e construída por Carlos Morato Roma, tendo-se tornado residência de Verão dos principais membros da família, muitos dos quais ( a começar pelo autor da casa), grandes vultos da política portuguesa."

"Nesta casa viveram figuras como: • Carlos Morato Roma (conselheiro), que foi director do tesouro público. • Dr. José Vicente Barbosa du Bocage, professor, Ministro do Ultramar e dos Estrangeiros e Par do Reino. • General Carlos Roma du Bocage, que no fim da sua vida foi Ministro dos Estrangeiros de El-rei D. Manuel II, deputado e Par do Reino. • Dr. António Maria Barbosa, médico do Paço e sócio da Academia Real da Ciências. • Dr. José Inácio Machado de Faria e Maia, foi Delegado, Juíz de Direito, Secretário da Procuradoria Geral da Coroa e Auditor dos Conselhos de Guerra em Lisboa.
(...)
O projecto da casa foi encomendado a um célebre pintor e estucador estrangeiro, julga-se que tenha sido Jean Pillement, que se encontrava a reparar as salas do palácio da família Marialva, em Seteais e que esteve, igualmente ligado à construção da Quinta do Relógio que pertencia na altura a Henrique Pinto da Fonseca, alcunhado de Monte Cristo, por ser muito rico, com fortuna construída no Brasil à custa do tráfego negreiro.".

". Carlos Morato Roma faleceu em 1862.
(...)
Era vulgar as pessoas da vila de Sintra passearem pela estrada de Colares (a única que então existia e que passava mesmo em frente do pátio principal da casa). Consta que várias vezes El-rei D. Fernando entrou no pátio, sentando-se a conversar com Carlos Morato Roma e o Dr. José do Bocage. Isto aconteceu mesmo depois de já estar casado pela 2ª vez. Mais tarde também D. Luiz acompanhado da rainha e dos príncipes por ali passaram na sua carruagem, vindos do Palácio da Vila. Também naquele pátio se detiveram em amena cavaqueira Latino Coelho e seu irmão e Alexandre Herculano."

Post relacionado -aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar