Dizer Cantar Zeca Afonso - no Mucifal

A celebração dos 35 anos do 25 de Abril de 1974 , aconteceu na União Mucifalense com poesia e canções de Zeca Afonso.

Na poesia Maria Almira Medina e um conjunto vasto de poetas populares, nas canções Paulo Lawson e Luis Santos e a presença de um músico da banda da União Mucifalense.



A música e poesia de José Afonso sempre presente na festa do 25 de Abril

Comentários

Anónimo disse…
Eu também lá estive. E nem dei pelo tempo passar, mesmo tendo a sessão acabado quase às 02.15 h já do dia 26 ! Encantou-me a voz do Paulo Lawson. Já a irmã dele, a Célia Lawson deu cartas num festival da canção e pouco mais, e tinha uma voz potente. Foi pena ter ficado por ali.
Mas voltando à comemoração do 35º aniversário do 25 de Abril e de uma homenagem ao Zeca Afonso (nunca serão demais), foi uma noite que nos encheu. Especialmente, no meu caso pessoal, que vivia em Lisboa e já era crescidita (tinha 25 anos...), vivi intensamente aquele dia e muitos dos que se lhe seguiram... E como vivia na Baixa de Lisboa, onde quase tudo se passava, só ía a casa praticamente para dormir ( e pouco...). Mas penso com algum desgosto... já lá vão 35 anos da minha vida e ainda parece que foi ontem, vá lá anteontem !!!
Ouvi lá uma afirmação que não de todo correcta. Que era a primeira vez que se comemorava o 25 de Abril no Mucifal. Ora vamos lá avivar a memória e recuar até o ano 2004. A Junta de Freguesia de Colares promoveu um mega espectáculo na Adega Visconde Salreu, nos dias 24 e 25 de Abril, para comemorar os 30 anos da Revoluçãoe por onde passaram a Tuna Roda Pião (um grupo musical de alunos da Casa Pia de Lisboa), onde tocou a Banda da União Mucifalense, a Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares, dançaram também o Rancho Folclórico "As Florinhas do Alto Minho" (tudo isto no dia 24...), depois no dia 25 aconteceram várias iniciativas desportivas como um Torneio Inter-Escolas/natação Pura, o Torneio de Encerramento de Infantis Masculinos em Andebol, uma manhã de Futebol Infantil, com as Escolas da Freguesia, à tarde actuou o Grupo Coral da Associação de Reformados do Mucifal, a Orquestra Ligeira da Soc.R.Mus.de Almoçageme, a Orquestra Regional de Colares, poemas de Ary dos Santos ditos por Fernando Louro, o Grupo de Música Popular Portuguesa "Sopa da Pedra" e para a sessão solene a presença de um dos militares de Abril Coronel Sebastião Goulão. Foi um programa diversificado, para todos os gostos e preferências. Então o Banzão esta´assim tão longe do Mucifal? Agora dizer-se que era a primeira vez que se comemorava o 25 de Abril por estas bandas, não está correcto. O seu a seu dono. Mesmo sendo uma comemoração, institucional digamos, foi comemorado e com a Adega Visconde Salreu sempre cheia, mesmo quando as primeiras actuações eram às 10.00 horas da manhã.
Viva o 25 de Abril, hoje e sempre.
Ana Paula Catarino.
pedro macieira disse…
Ana Paulo Catarino,
Agradeço a visita e o seu esclarecedor comentário.
Um abraço
Anónimo disse…
carissima Ana Paula
obrigado por este avivar de memórias referentes ao 25 Abril da nossa terra e arredores...
nesta festa que em boa hora todos vivemos no Sábado, quando fui ao palco lembro-me de ter dito que no Mucifal era a primeira vez que eu colaborava (peço desculpa se estou a pensar que era a isso que se referia).
como diria o Chico Buarque "foi bonita a festa pá ..." e como diria o Zeca "venham mais cinco..." que gente cá estará para fazer as outras.
...e como diria o Ary "as portas que abril abriu" ninguem as irá fechar.
um beijo grande a cheirar a cravo.
fernando louro

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva