A Assembleia Municipal de Sintra a Junta de Freguesia de S.Martinho, a União Desportiva e Cultural de Nafarros e o respeito pelos animais

Em Abril de 2009 a Assembleia Municipal de Sintra, aprovou um Regulamento de Animais do Município em que ficava expresso :

“Através deste Regulamento, a Câmara de Sintra assume que o apoio institucional ou a cedência de recursos, por parte da autarquia, para a realização de espectáculos com animais fica condicionado pela não existência de actos que inflijam sofrimento físico ou psíquico, lesionem ou provoquem a morte do animal. A realização de espectáculos com fins comerciais, desportivos, beneméritos ou outros em que estejam envolvidos animais, respeita o disposto na Lei e nos Regulamentos Municipais, i.e., fica sujeita ao parecer prévio e vinculativo do Médico Veterinário Municipal.”

Nota:
Segundo informação do Diário de Notícias de hoje, relativa à corrida de toiros em Nafarros: " o Gabinete Médico Veterinário Municipal informou a Divisão de Licenciamento de Actividades Económicas (DLAE) que não poderia apoiar o espectáculo porque "contém actos que infligem sofrimento físico e psíquico, bem como lesionam os animais"

EM 26 de Agosto de 2009, em Nafarros/Sintra acontece isto:


touradaNafarros

Há coisas fantásticas, não há?

De uma notícia do Diário de Notícias de hoje:

" Polémica anterior com extrema-direita
A tourada desta quarta-feira é a segunda iniciativa polémica recente a envolver o União Desportiva e Cultural de Nafarros. Em Janeiro, a direcção do clube esteve prestes a alugar instalações para a festa de aniversário dos Hammerskin portugueses, um grupo violento de extrema-direita. No entanto, ao aperceber-se da atenção mediática e das autoridades de segurança, os promotores mudaram a festa para uma discoteca discreta na praia de São Julião, na fronteira entre Sintra e Mafra."


Comentários

pedro macieira disse…
Declaração de interesses:
Concordando com o novo regulamento de protecção aos animais aprovado pela Assembleia Municipal de Sintra- estou completamente contra o que se passou em Nafarros. O silêncio do Rio das Maçãs sobre o assunto foi deliberado de forma a não ajudar a divulgar um acontecimento que é chocante para todos aqueles que exigem respeito pelos direitos dos animais.
Anónimo disse…
É realmente vergonhoso o que se está a passar em Sintra. Se a Câmara assumiu uma tomada de posição contra as touradas e todo o tipo de eventos que prejudicassem os animais, por que é que agora surge este apoio a uma actividade grotesca e que nos faz regredir séculos na História?

Se o veterinário municipal não deu o seu aval a esta actividade porque é que ela avançou à mesma? Gostaria de ouvir uma declaração da Câmara de Sintra, mas depois de todos estes absurdos até tenho receio...

Bjs,
EM
Unknown disse…
Não é um veterinário, é uma veterinária. Uma grande veterinária que tem movido céus e terra, com uma coragem e dedicação únicas, para reduzir o sofrimento dos animais neste municipio (e não só). Infelizmente falha a coragem politica para a acompanhar.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar