No dia em que o eléctrico (amarelo) voltou à Praia das Maçãs

electrico2009 copy

Como estava programado pela CMS, hoje de manhã o eléctrico voltou a circular entre Sintra e a Praia das Maçãs,após um ano e meio de interregno e muitos silêncios.

A viagem “inaugural”, foi efectuada no recuperado eléctrico aberto,nº7 – pintado com a cor amarela em homenagem a uma cor usada pela frota dos eléctricos antes do azul da “Sintra Atlântico”.

A circulação enquanto as obras de reabilitação da linha férrea decorrerem, far-se-à de Sexta a Domingo. Em Novembro, este troço da linha (Ribeira de Sintra –Praia das Maçãs), voltará a encerrar para obras de fundo, só reabrindo em Abril de 2010.


electrico22009 copy
Chegada do eléctrico amarelo à Ribeira de Sintra
electrico32009 copy
No início do troço em obras
electrico42009 copy
Passagem por Galamares
electrico62009 copy
Passagem por Colares
electrico82009 copy
Problemas no percurso...em Colares

Comentários

Carlos Freitas disse…
Parabéns Sintra. Parabéns Pedro porque te ofereceram de novo o "teu" Eléctrico. O mesmo já não posso eu dizer desta Coimbra onde existe um museu fechado, embora o vereador da cultura diga que não está e onde existem muitos eléctricos que podiam continuar a circular.
Carris de Pedra disse…
Fantástico, finalmente temos eléctrico. Irei um dia conhecê-lo, já que apenas conheci a linha em ruínas antes das obras de reabilitação.
Anónimo disse…
Já somos muitos a empurrar o eléctrico. Será que vai mesmo andar sozinho?
Um abraço Pedro
J. Brás
pedro macieira disse…
Carlos Freitas,Reporter Alentejano,
O eléctrico é um elemento importante na paisagem de Sintra, pela sua história, por aquilo que vale hoje como um museu vivo, talvez único - pois existe um trabalho cuidado de recuperação do material original do eléctrico, mantendo em pleno funcionamento reliquias, que para a maior parte de mundo só existe em fotografias a preto e branco.
Como as queijadas, a paisagem romântica,a sua história, os palácios, as casas palacianas, as charretes o eléctrico é sem dúvida para o turista que visita Sintra um elemento que se enquadra em todo este conjunto que faz de Sintra (ainda)Património da Humanidade.

Mas também para os habitantes,desta região a proximidade de um transporte como o eléctrico faz parte da história e da vida destas pessoas, por esse motivo estranho que durante este ano e meio de paragem de cerca de 80% do seu percurso, não tenha existido por parte da "sociedade civil", mais protestos e pressões para que a CMS, proprietária do eléctrico, encontrasse uma solução para uma obra que foi mal feita, e se não fosse o calendário eleitoral ainda não teriamos o eléctrico a chegar de novo embora temporáriamente à Praia das Maçãs.

Um abraço
pedro macieira disse…
João Brás,
Mesmo assim ainda é preciso mais, pois o percurso é íngreme...
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva