A cerimónia de apresentação do restauro do Salão Nobre do Palácio da Pena







   
Foi apresentado  na última quinta-feira (23/01/2014),o restauro completo do Salão Nobre do Palácio da Pena, projecto que implicou um investimento de cerca de 262.500 Euros ao longo de três anos. O projecto contemplou a reabilitação geral das infraestruturas, a revisão do pavimento e o restauro dos revestimentos em madeira e estuque, dos lustres, dos vitrais e do mobiliário especialmente encomendado por D. Fernando, incluindo peças em reserva e porcelanas. Com informação histórica e o apoio de consultores, procurou-se reapresentar o Salão no seu estado original. Na investigação histórica o projecto contou com análises de materiais do Laboratório José de Figueiredo (DGPC).

FFonte:Texto da PSML (adaptado)


Comentários

Caínhas disse…
Sempre muito empenhado, interessado, atento e prestador desinteressado nestas e outras causas, de serviços à comunidade.
Bem haja.
Abraço
Que fantástico restauro! Reparei na falta do retrato do Rei D. Fernando II. Sabe onde se encontra?
pedro macieira disse…
O retrato de D,Fernando II que anteriormente se encontrava no Salão Nobre - está actualmente no pequeno hall à entrada do Salão Nobre.Mudança também com grande impacto,na cor dos estofos das poltronas que antes eram forradas de amarelo, e durante a restauração verificou-se que os estofos originais eram de uma pele vermelha.
Abraço
Este restauro era aguardado há bastante tempo. Obrigado pela resposta. cumprimentos
Miguel

Mensagens populares deste blogue

Fim de semana na Adega Visconde Salreu em Colares

Encontro com o escritor Liberto Cruz

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais